Domenicali alerta a F1 contra a ‘autodestruição’

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014 às 15:30

Ferrari F14 T

O chefe da equipe Ferrari, Stefano Domenicali, pediu a Formula 1 para dar uma chance às novas regras do esporte antes de criticá-las.

Após uma série de problemas de adaptação durante a primeira semana de testes em Jerez, o chefão da F1, Bernie Ecclestone classificou a nova era turbo do esporte como uma “farsa”. Mas Domenicali pediu aos fãs e aos que tomam decisões na F1 para guardar seu julgamento até que as novas regras se estabilizem.

“Nesta situação, é melhor não se apressar para tirar quaisquer conclusões, e jogar nas mãos desses alarmistas, já que a propensão para a autodestruição não serve para nada”, Domenicali disse ao site da Ferrari.

“Toda vez que há mudanças, há discussões, o que é natural. Nós só fizemos um teste até agora, quando nunca houve mais do que quatro ou cinco carros na pista ao mesmo tempo. Vamos esperar até vermos todos os 22 carros juntos antes de dizer que tudo está errado”.

“Uma vez que um caminho foi escolhido, deve-se avançar de uma forma construtiva. Se depois de um certo período de tempo, verificarmos que um elemento de excitação está realmente faltando, como o ruído do motor, então podemos ver a melhor forma de reagir. Pessoalmente, não acho que esse aspecto vai manter as pessoas afastadas das pistas. Deveríamos estar mais preocupados com o Grande Prêmio como um todo e temos de encontrar uma estratégia para atrair os jovens para o nosso esporte. Precisamos voltar a ter o carro como um tema de inspiração e não apenas como um meio de transporte, que não acrescenta nada para a nossa existência”.

A Ferrari teve um teste relativamente bem sucedido em Jerez há duas semanas, mas Domenicali disse que sua equipe não deve relaxar.

“Eu sou sempre cauteloso, não através de um medo de dizer o que penso, mas porque estou bem ciente de como as coisas mudam rapidamente neste esporte. Em Jerez, vimos o F14 T sair com o pé direito, respondendo bem às mudanças, com os dados básicos correspondendo aos parâmetros estabelecidos no túnel de vento e não houve surpresas desagradáveis. Claramente ainda há muito a fazer, porque é impossível começar com um carro perfeito em uma temporada com tantas mudanças”.

“O início do campeonato será cheio de incógnitas e é muito cedo para fazer qualquer tipo de previsão. Acho que vamos começar a entender um pouco mais apenas no último teste no Bahrain. Meu otimismo está baseado no fato de sabermos quais áreas precisamos trabalhar: cautela é sempre uma boa abordagem, mas isso não significa que as pessoas que trabalham neste projeto não têm o compromisso ou a vontade de mostrar aos nossos concorrentes quão bem podemos fazer as coisas na Ferrari”

 

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