Do Campeonato Paulista às Pistas da Europa

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015 às 13:09
adriano-medeiros-Silverstone

Adriano Medeiros nas 24 hs de Silverstone

Colaboração: Adriano Medeiros

Depois de muita dificuldade, dinheiro emprestado e trabalhar no curso de pilotagem para pagar o restante do curso em 1994 eu consegui uma façanha, que para mim era um sonho, me tornar ”piloto de competição”. Bem fiz um curso e ganhei o direito de tirar a carteira.

O amor pelos Opalas me fez me apaixonar pela Super Stock Paulista. Como o dinheiro era pouco sendo um cara de classe media na Zona Sul de São Paulo, eu tive que vender tudo o que tinha, carro de rua e etc. para adquirir meu Opala da categoria B em 1998. Foi um sonho correr de Opala em Interlagos. O dono da farmácia perto de casa, um amigo meu me pagava as inscrições, os amigos da rua me puxavam pra pista uma vez que eu não tinha nem carro de rua. O capacete comprei de um motoboy na concessionária que trabalhava, o macacão veio de um trabalho em uma equipe das mil milhas de mecânico. Bem isso mostra a dificuldade financeira que eu tive para correr no Brasil.

No youtube tem um vídeo com o nome “Superstock1998” da minha segunda corrida, a melhor cheguei em segundo na categoria e quinto na geral. Meu canal no youtube e “adrianogmedeiros”.

Com tanta dificuldade financeira eu percebi que não ia muito longe, uma vez que o automobilismo no Brasil é ainda pior do que na Europa no que diz respeito a piloto pagante. Então achei que meu futuro era a Europa. Fui me encontrar com Alex Dias Ribeiro para pedir ajuda para ir para o exterior correr de carro, ele foi muito bom pra mim, mas me apresentou Jesus Cristo ao invés de me ajudar a correr.

Em 2002 desembarquei em Londres com uma mala com roupas e pouco $ no bolso, era tudo o que tinha. Esse dinheiro veio da venda do carro de corrida que também pagou a passagem.

adriano-medeiros

Para não ser muito tedioso vamos pular para 2014, ou seja, 12 anos depois de desembarcar em Londres sem falar inglês e com um sonho de me tornar piloto profissional.

São 12 anos de trabalhos sensacionais para nomes como McLaren, Top Gear live show, Motorsport Vision Group, Jaguar Land Rover e muitas outras fábricas. Com relação a corrida desde 2006 que tenho participações em varias categorias, Radical UK Cup, Speed Series UK, Euro Nascar, Formula Ford 1600 e Classic Formula Ford. Um título na Classic Formula Ford em 2013 com a equipe Jesus Saves Racing. Algumas vitorias memoráveis, duas 24 horas, uma em Barcelona e outra em Silverstone, e a licença de instrutor de pilotagem pela confederação de automobilismo inglesa.

Já andei em pistas como Spa, acredito que 95% das pistas da Inglaterra enfim, lendo tudo isso parece ate fácil ou ate mesmo parece um conto de fadas.

Mas o titulo desta matéria “Do campeonato Paulista para as pistas da Europa” pode ser muito simples, se ver do ponto de vista dos pilotos brasileiros a maioria fez isso sem perceber a distancia e a grandeza desta viajem, mas no esporte que amamos com dinheiro se pode tudo e se faz tudo, mas essa jornada sem um investimento muito alto é quase que impossível. Ainda assim é muito difícil se ter o respeito e reconhecimento devido quando se luta e alcança algo no automobilismo. Porém essa viajem trouxe muitas aventuras, situações inusitadas e carros sensacionais de se guiar. Mas isso vou deixar para o futuro.

Adriano Medeiros
Bedford – Inglaterra

Os artigos publicados de colaboradores não traduzem a opinião do Autoracing. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate sobre automobilismo e abrir um espaço para os fãs de esportes a motor compartilharem seus textos com milhares de outros fãs.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.