Dispositivo ISB Indy Speed Brakes

sexta-feira, 26 de maio de 2017 às 12:32

indy-freio-bira-1

Colaboração: Designer Bira

Vendo o grave acidente de Bourdais nos treinos para as 500 Milhas de Indianápolis 2017, imediatamente pensei como diminuir o máximo a velocidade de um carro da Indy antes de um grande impacto nos muros? Claro, freios aerodinâmicos…

Os Speed Brakes, dispositivos a anos sendo usados em aviões caças e comerciais, indispensáveis nos pousos, por que não usar também em carros aerodinâmicos correndo em ovais a grandes velocidades?

Então criei esta versão de FREIOS AERODINÂMICOS para carros da Indy, os ISB (Indy Speed Brakes).

Como funciona:
São instalados nos kits de carenagens para provas em ovais, dois pequenos spoilers logo a frente das rodas traseiras, assim como alguns sensores pelo carro.

Os spoilers (destacados em laranja) DISPARAM imediatamente quando: o carro sai de frente ou traseira além de um ângulo limite programado em seus sensores, com certa pressão “X” a mais no pedal de freio, com impactos em outros carros ou muro além de “X” Gs, e com todas as ações somadas.

Quando disparado (mais ou menos como um air bag), o ISB levanta os spoilers (seta vermelha) abrindo uma espécie de pequeno compartimento na frente das rodas traseiras criando um grande ARRASTO aerodinâmico. Este arrasto somado aos freios diminuem ainda mais a velocidade de um possível impacto com os muros do oval (mais ou menos como um “para-quedas” rígido).

E o ISB funciona não só de frente, mas também quando o carro derrapa e vai de TRASEIRA em direção do muro da pista.

Possui também um botão no volante para que o piloto possa fechar os spoilers, quando o carro estiver abaixo de 80 kph (para os casos em que o piloto roda na pista mas não danifica o carro, podendo ir para os boxes ou continuar na corrida).

Este dispositivo diminuiria ainda mais a intensidade do impacto do carro de Bourdais, além de suas lesões. É claro que não evitaria todos os acidentes, mas muiiiiitos já ocorridos poderiam ter sido MINIMIZADOS com o uso do ISB.

Então fica ai mais uma ideia para a segurança do esporte a motor mundial.

indy-freio-bira-2

Designer Bira
Sumaré – São Paulo

Quer ver todos os textos de colaboradores? Clique AQUI

Os artigos publicados de colaboradores não traduzem a opinião do Autoracing. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate sobre automobilismo e abrir um espaço para os fãs de esportes a motor compartilharem seus textos com milhares de outros fãs.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.