“Discussão com Newey acabou com a carreira de Gasly na Red Bull”

quarta-feira, 19 de outubro de 2022 às 18:05

Pierre Gasly e Christian Horner

Pierre Gasly teve um relacionamento tenso com a Red Bull – e agora foi revelado o que motivou seu rebaixamento para a AlphaTauri.

Depois de anos querendo voltar para a equipe principal da Red Bull, Pierre Gasly finalmente conseguiu seu desejo na forma de uma mudança para a Alpine, onde se juntará a seu antigo rival Esteban Ocon.

Tem sido uma longa jornada para Gasly voltar a uma equipe com mais condições, algo que ele almeja desde sua embaraçosa saída da Red Bull no meio de 2019.

Não há dúvida de que o piloto de 26 anos é impecavelmente talentoso, como comprovado em inúmeras ocasiões, especialmente no GP da Itália de 2020, quando ele venceu num carro totalmente sem condições de vitória.

O GP da Itália de 2020 continua sendo a única vitória de Gasly na F1 e a primeira de AlphaTauri desde Sebastian Vettel na mesma corrida em 2008, com o francês também conquistando pódios no GP do Brasil de 2019 e no GP do Azerbaijão de 2021.

Para alguém que está no esporte desde o GP da Malásia de 2017, ele realmente experimentou os pontos altos e os mais baixos, com o ponto baixo sendo algo que o francês sempre procurou corrigir.

O mais alto dos altos foi, é claro, sua vitória, enquanto o mais baixo foi sua demissão no meio da temporada da Red Bull.

Gasly foi promovido aos Touros em 2019, após um ano e meio forte na Toro Rosso (conhecida desde 2019 como AlphaTauri), onde substituiu Daniel Ricciardo, que estava indo para a Renault na época.

Era altamente esperado que Gasly levasse a luta para Max Verstappen, com o francês provando no lado irmão da Red Bull que ele era extremamente talentoso.

Como é sabido, a parceria simplesmente não funcionou, com o argumento de que Gasly não teve tempo suficiente para se ajustar às pressões da equipe Red Bull, principalmente na pessoa de Helmut Marko, que jamais se deu bem com o piloto francês.

Tempo é algo que a Red Bull é conhecida por ser relutante em oferecer, especialmente em um momento em que eles eram indiscutivelmente a terceira equipe mais rápida do grid.

Gasly não conseguiu um pódio em nenhuma de suas 12 aparições na Red Bull, com seu melhor resultado sendo um P4 no GP da Inglaterra.

Do outro lado da garagem, Verstappen conquistou cinco pódios que incluíram duas vitórias, demonstrando a disparidade entre os dois.

Após o GP da Hungria, foi anunciado que Gasly seria rebaixado de volta para AlphaTauri, com Alex Albon substituindo-o; infelizmente, todos nós sabemos como Albon passou a sofrer um tratamento semelhante.

Muitos atribuem o rebaixamento do francês às suas más atuações; no entanto, um ex-engenheiro de sistemas sênior da F1 revelou no Last Lap Show que houve outra razão pela qual Gasly foi expulso.

Supostamente, Gasly teve uma discussão pública com o diretor técnico da Red Bull, Adrian Newey, na frente de Helmut Marko.

“Houve um ponto em que, novamente, eu não estava lá naquele momento, então não posso confirmar ou negar, mas aparentemente Pierre foi bastante vocal com Adrian (Newey) sobre o acerto do carro, que definitivamente não servia para ele. E isso meio que se tornou uma briga de gritos na garagem e, uma vez que isso aconteceu e na frente de Marko, as coisas acabaram para Pierre.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.