Dirigentes discutem mudanças no formato das corridas curtas
sábado, 4 de novembro de 2023 às 9:40Chefes de equipes de F1 sugeriram detalhes iniciais de possíveis mudanças no formato de corrida curta e concordam que ele precisa de uma reformulação para ser melhorado.
Após um evento enfadonho na última vez que o formato foi disputado no Grande Prêmio dos Estados Unidos, tanto os pilotos quanto os chefes de equipe sugeriram que mudanças eram necessárias para apimentar o show.
Acredita-se que várias ideias estejam sendo consideradas, incluindo transformar os sábados em um campeonato independente, oferecer um grande prêmio em dinheiro como um incentivo adicional para os vencedores das corridas curtas e a potencial introdução de um formato de grid reverso.
De acordo com o chefe da Mercedes, Toto Wolff, uma proposta para transferir a classificação da corrida curta (tiroteio) para sexta-feira foi levantada durante negociações com o presidente da F1, Stefano Domenicali. O evento seria no sábado pela manhã e a classificação para o GP principal à tarde.
“Sim, está correto, estamos conversando com Stefano”, disse Wolff à Sky no Grande Prêmio de São Paulo deste fim de semana, que sediará a sexta e última corrida curta da temporada de 2023.
“A decisão é dele, mas então você pode correlacionar mais facilmente. Você faz primeiro a classificação tiroteio (na sexta) e depois a segunda classificação para a corrida (grande prêmio de domingo), que seria no sábado às 14h locais, que é o horário que conhecemos”, prosseguiu.
“Isso criaria talvez menos confusão. Talvez devesse ser chamado de Sprint Quali e Grand Prix Quali – seria mais fácil”.
Wolff acrescentou: “Acho que todos temos os mesmos objetivos entre a F1 e as equipes. Já disse isso muitas vezes, mas não estou muito interessado nesses fins de semana em geral, mas se eles fazem sentido do ponto de vista do público, então precisamos fazê-lo”.
classificação, corrida curta, f1, formato, formula 1, mercedes f1, noticias f1, tiroteio, toto wolff
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.