Dirigentes da Formula 1 querem tornar os carros mais difíceis de pilotar

sexta-feira, 26 de setembro de 2014 às 9:35

Fórmula 1

Os dirigentes da Fórmula 1 iniciaram um estudo buscando maneiras de tornar a pilotagem dos carros mais desafiadora no futuro.

Como parte das discussões em andamento para aumentar a popularidade da Fórmula 1, as equipes acreditam que um elemento que vem afastando os espectadores é a percepção de que os carros modernos são muito fáceis de pilotar.

A investigação será completada nos próximos meses, e é possível que mudanças possam ser implementadas já em 2016. Entende-se que as principais áreas analisadas serão a aderência dos pneus, a dimensão do carro e a performance aerodinâmica.

Daniel Ricciardo admitiu recentemente que, apesar dos carros atuais serem tecnicamente complexos, eles não são tão difíceis de pilotar quanto nos anos anteriores.

“Fisicamente, não é um passeio, mas está mais fácil do que há alguns anos. Se os carros são mais velozes, eles serão fisicamente mais difíceis de pilotar”.

Porém, não queremos que os carros sejam rápidos como há dez anos, quando você não conseguia sequer seguir outro carro por causa da turbulência. Creio que o compromisso atual não está ruim, mas é provável que alguns ajustes possam ser feitos”.

O tetracampeão mundial Alain Prost avalia que chegou a hora dos carros se tornarem mais difíceis de pilotar.

“Não sei o que vai acontecer com Max Verstappen, mas é verdade que ele conseguirá pilotar o carro sem problema”, declarou Prost ao site Autosport. “Isso era absolutamente impossível na nossa época – os carros eram muito difíceis de pilotar”.

“Nós testávamos em Portugal todos os anos, algumas vezes parávamos para um mês de testes. Mas, na primeira vez, não era possível fazer um dia completo de testes, de jeito nenhum! Era fisicamente muito difícil, o que não é o caso hoje”.

“Não significa necessariamente que devemos deixar tudo como era, mas acho que a velocidade e a aderência dos carros durante as corridas não estão boas. Eles estão lentos demais, portanto precisamos ter uma Fórmula 1 de verdade”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.