Diretor da Mercedes tem solução simples para tornar os carros de F1 mais leves

sábado, 17 de junho de 2023 às 10:25

James Allison

Um guru técnico da F1 tem uma solução simples para reduzir o peso dos carros de Fórmula 1 – basta delimitá-lo.

O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, e o CEO da F1, Stefano Domenicali, concordam que os carros de 800 kg de hoje – algumas centenas de quilos mais pesados ​​do que algumas décadas atrás – são muito pesados.

Fernando Alonso, no entanto, acha que tornar os carros mais leves não será fácil. “Os motores híbridos sempre serão mais pesados ​​do que os motores normais e a segurança nesses carros também é muito maior”, disse ele.

O heptacampeão Lewis Hamilton comentou: “Nossas rodas este ano são um peso ridículo. E simplesmente não há necessidade”.

Mas, em geral, Alonso está correto sobre os recursos de segurança mais pesados ​​dos carros e das unidades híbridas – com as últimas ficando ainda mais pesadas com as regras de 2026.

Pierre Wache, chefe técnico da Red Bull, admite que os motores de 2026 serão “massivamente mais pesados” do que as já robustas unidades de potência atuais.

James Allison, o diretor técnico da Mercedes que voltou, admite que escrever regulamentos técnicos detalhados para 2026 que levem a carros mais leves será “particularmente complicado”. No entanto, ele tem uma solução simples para isso.

“Acho que a maneira de torná-los mais leves é diminuir o limite de peso e torná-lo nosso problema”, opinou Allison. “Se os carros estão acima do limite, isso nos obriga a tomar algumas decisões bastante difíceis sobre o que colocamos em nossos carros e o que não”.

“Mas nem todos concordam com esse ponto de vista”, admitiu. “Mas acho que é a maneira mais garantida de colocar pressão para baixo no peso do carro”.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.