Diretor da Envision Racing: “A Fórmula E já pode competir com a Fórmula 1”

sábado, 20 de janeiro de 2024 às 10:25

Pascal Wehrlein

Atualmente, a Fórmula 1 ainda é o auge do automobilismo. Resta saber se isso permanecerá assim por muito tempo. Na verdade, Sylvain Filippi, diretor administrativo e CTO da equipe Envision Racing Formula E, acredita que a Fórmula E poderá superar a Fórmula 1 com sua nova geração de carros.

A Fórmula 1 é um esporte que tem muitos domínios. Por exemplo, a Mercedes foi a melhor na área por muitos anos e agora é Red Bull Racing. Isso pode fazer as pessoas procurarem uma categoria com um pouco mais de competição e emoção.

No momento, a Fórmula E ainda não pode competir com a Fórmula 1. Embora Filippi pense o contrário, disse ele à Revista Forbes. Ele acha que se a Fórmula E começar a correr com um acerto diferente, os carros serão tão rápidos como os da Fórmula 1.

“É tudo uma questão de downforce. Hoje podemos fabricar um motor elétrico que pode vencer um motor de Fórmula 1 em aceleração e até mesmo fornecer as mesmas altas velocidades. No entanto, muitos dos tempos de volta vêm do downforce”, explicou.

“A Fórmula E também usa pneus meio de rua, meio de corrida. Se os carros da Fórmula E andassem de slicks, eles já teriam tempos de volta próximos aos da Fórmula 1. O peso já é o mesmo e com a mesma aerodinâmica e aderência seria igualmente rápido”, comentou Filippi.

Na nova geração de carros, Gen4, a diferença para a Fórmula 1 poderá ficar ainda menor. Este provavelmente será o maior salto em desempenho que a Fórmula E já viu.

Os testes desses carros começarão em 2026 e as corridas com eles em 2027. Portanto, isso é aproximadamente paralelo aos novos regulamentos técnicos da Fórmula 1, que entrarão em vigor em 2026.

Em outras palavras, em um futuro não muito distante, a Fórmula E poderá estar à frente da Fórmula 1. “Com o Gen4 será o fim do jogo”, concluiu Filippi.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.