Dinâmica dos pilotos da Red Bull é “bizarra”, diz Palmer

quarta-feira, 27 de outubro de 2021 às 9:51

Max Verstappen e Sergio Perez

Jolyon Palmer sente que a dinâmica na Red Bull, com Max Verstappen escolhendo a estratégia de Sergio Perez, é “ligeiramente bizarra”.

O holandês venceu o GP dos Estados Unidos após levar a melhor em uma batalha com o rival Lewis Hamilton que terminou com ambos separados por apenas um segundo.

Os dois tiveram estratégias diferentes, com Verstappen fazendo seus dois pit-stops antes de Hamilton e o britânico ficando mais tempo na pista a fim de garantir pneus em melhores condições no final.

Depois de fazer sua primeira parada, o piloto da Red Bull pediu à sua equipe pelo rádio para chamar Perez e forçar o rival da Mercedes a entrar antes visando evitar o undercut do mexicano.

Palmer disse que isso é inédito e sente que a dinâmica na equipe é um pouco estranha.

“Um piloto tentando ditar a estratégia de seu companheiro de equipe é basicamente inédito durante uma corrida, mas a Red Bull obedeceu, chamou Perez e Hamilton foi forçado a cobri-lo”, escreveu Palmer em sua coluna para o site oficial da Fórmula 1.

“Nós sabemos que a Red Bull está sacrificando Perez às vezes, puramente buscando o título de pilotos. Já em Silverstone eles tiraram Perez dos pontos para que ele fizesse a volta mais rápida e impedisse Hamilton de marcar o ponto extra”.

“É uma dinâmica ligeiramente bizarra quando o primeiro piloto começa a dar sugestões pelo rádio, mas isso mostra como Verstappen está obstinado agora. Ele está agindo como um piloto que já esteve nesta situação, tem experiência para ler a corrida e tomar as decisões certas, mesmo em momentos de grande pressão”.

“A equipe inteira, incluindo seu companheiro, está forçando na mesma direção. Isso também ficou claro pela maneira como Perez não ofereceu resistência a Verstappen na primeira volta depois da curva 1”.

Após vencer em uma pista onde muitos esperavam que Hamilton e a Mercedes dominassem, Verstappen agora tem 12 pontos de vantagem sobre o heptacampeão mundial no campeonato de pilotos com cinco etapas pela frente.

Para Palmer, há poucas dúvidas de que Verstappen é o favorito agora, mas o britânico espera mais reviravoltas antes do fim da temporada.

“Verstappen estava desanimado depois da Turquia, pensando que a Mercedes poderia estar ganhando impulso. De uma só vez, ele reverteu as coisas”.

“Ele tem uma liderança de 12 pontos – a maior que um dos dois tem desde Silverstone – e a próxima etapa é no México, que normalmente é um calcanhar de Aquiles para a Mercedes, e além disso Hamilton tem a probabilidade de outra punição de motor pairando sobre ele”.

“Com uma pilotagem perfeita, Verstappen se cimentou mais uma vez como o favorito, e se ele realmente conquistar o título neste ano, uma prova como Austin poderia ser considerada de campeão”.

“Entretanto, mesmo com o momento, não se pode relaxar. Com o campeonato que estamos tendo neste ano, eu tenho certeza que haverá ainda mais reviravoltas e surpresas antes de Abu Dhabi”.

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.