Dificuldades da Red Bull e Ferrari até o fim desta temporada de F1

quarta-feira, 21 de agosto de 2024 às 18:54

Charles Leclerc e Max Verstappen

Ferrari e a Red Bull enfrentaram várias dificuldades nas últimas semanas e continuarão enfrentando, já que suas boas posições na primeira parte da temporada significam que elas terão menos tempo de túnel de vento e corridas de CFD no restante do ano do que Mercedes e McLaren.

No passado, as equipes podiam testar o quanto quisessem. A Ferrari costumava testar – em pista – com Michael Schumacher e até mais três pilotos dias inteiros entre as corridas durante seus anos de glória no início dos anos 2000. Aliás, muitos dizem que a quantidade enorme de testes que a Ferrari fazia naquela época era em grande parte o segredo de seu sucesso.

Como medida de economia de custos, o esporte introduziu uma proibição de testes em pista durante a temporada, com as equipes tendo apenas algumas oportunidades de testar suas máquinas – testes de pneus Pirelli, teste de carros anteriores, dias de filmagem.

Quando o desenvolvimento aerodinâmico era irrestrito, algumas equipes operavam seus túneis de vento 24 horas por dia, sete dias por semana. Algumas equipes até operavam mais de um túnel de vento.

Em 2021, a Fórmula 1 introduziu uma medida adicional que significa que as equipes fiam restritas ao número de testes em túnel de vento e horas de dinâmica de fluidos computacional (CFD) que podem fazer para desenvolver seus carros.

De acordo com a regra, que funciona como uma escala móvel, as equipes que ocupam as melhores posições no campeonato de construtores são alocadas com significativamente menos tempo em túnel de vento e CFD do que aquelas que estão mais abaixo na classificação.

Há duas datas que são levadas em consideração quando a FIA define a alocação para cada equipe.

A equipe que termina em primeiro no campeonato ou se encontra no topo da classificação em 30 de junho recebe 70% da verba básica, em incrementos de 5% até o multiplicador de 115% para terminar em 10º.

Com a Red Bull liderando o campeonato de construtores, eles têm a menor quantidade de alocação, tendo apenas 70%.

Embora a McLaren tenha ultrapassado a Ferrari na classificação, com o sistema considerando a ordem no final de junho, a Scuderia terá a segunda menor quantidade de testes, com apenas 75%.

A Mercedes conquistou três vitórias nas últimas quatro corridas, mas terá significativamente mais tempo de testes no segundo semestre do ano.

Alpine, Williams e Sauber ocupam as últimas três posições na classificação, com a equipe francesa, britânica e suíça tendo acumulado apenas 11, 4 e zero pontos até agora.

Embora a situação pareça muito decepcionante no momento, isso significa que elas terão significativamente mais tempo em túnel de vento e CFD até o final de 2024, o que pode ajudá-las a se aproximar de seus rivais diretos, Aston Martin, RB e Haas.

Veja a tabela:

AS - www.autoracing.com.br

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