Diálogos duros entre Max Verstappen e seu engenheiro na Bélgica

quarta-feira, 2 de agosto de 2023 às 18:54

Max Verstappen com seu engenheiro Gianpiero Lambiase

Max Verstappen foi novamente questionado sobre seu relacionamento com seu engenheiro de corrida Gianpiero Lambiase depois que a dupla da Red Bull bateu de frente duas vezes no GP da Bélgica.

Max Verstappen abriu seu relacionamento com Gianpiero Lambiase depois que a troca tensa da estrela da Red Bull com seu engenheiro de corrida durante o final de semana da Bélgica causou rebuliço. O holandês continuou seu domínio avassalador sobre o resto do pelotão com a oitava vitória consecutiva da temporada no circuito de Spa-Francorchamps, mas as mensagens de rádio de Verstappen com Lambiase sugeriram que nem tudo está bem entre os dois depois que algumas palavras duras foram trocadas.

Diálogos duros

Verstappen soltou um discurso no rádio cheio de palavrões durante a classificação depois de se espremer para a disputa do Q3 em P10, antes de registrar o tempo da volta mais rápida no Q3. Depois ele pediu desculpas pelas palavras ríspidas quando acabou na pole, mas ouviu de Lambiase que “aos poucos estou me acostumando com isso, Max”.

Apesar de largar em P6 pagando uma punição de cinco posições no grid devido a uma troca de caixa de câmbio, Verstappen conseguiu abrir caminho antes de ultrapassar Sergio Perez e abriu uma diferença de 22 segundos para o mexicano ao cruzar a linha de chegada.

Sem competição na frente, o jovem de 25 anos perguntou a Lambiase se ele poderia queimar seus pneus macios e voltar aos boxes, sugerindo que a equipe poderia praticar seus pitstops devido à liderança saudável. Lambiase, que havia negado repetidamente os outros pedidos de Verstappen, recusou categoricamente novamente quando Verstappen revelou sua insatisfação. Ele também disse duas vezes a Verstappen para ‘seguir minhas instruções’ e o incentivou a ‘usar melhor a cabeça’ durante a corrida.

Mas depois da corrida, o bicampeão mundial explicou que isso faz parte do relacionamento deles e insistiu que eles estavam “brincando” 50% do tempo.

Verstappen: Metade é brincadeira

“Provavelmente 50-50 nas mensagens”, disse Verstappen quando questionado se estava falando sério com a Lambiase. “Sei que a equipe não gosta de fazer outra parada durante a corrida, mas gosto de mencionar isso para que eles fiquem um pouco nervosos.”

“Gostei da resposta de ‘não, não, não vamos fazer isso hoje’. Está bem. Nós nos conhecemos muito bem e temos um relacionamento muito bom.”

Mais tarde, ele acrescentou: “Estávamos nos divertindo, mas, claro, ele teve que agir com seriedade … É muito importante. Sem ele, não teremos esse tipo de resultado, por isso é um esforço de equipe. E sabemos exatamente o que precisamos um do outro. Funciona bem assim para mim durante a corrida.”

A natureza irritadiça de suas disputas no rádio da equipe forçou Christian Horner nesta temporada a esclarecer que não há atrito entre os dois, com o chefe da equipe Red Bull descrevendo-os como um “velho casal”.

E Verstappen falou sobre sua proximidade com Lambiase – que está na equipe desde 2015 e se tornou chefe de engenharia em 2022 – sugerindo que ficaria chateado se a equipe decidisse substituir o engenheiro britânico.”

“Acho muito importante o relacionamento com seu engenheiro de corrida”, disse ele. “Acho que é sempre uma parte muito importante do seu desempenho, e não apenas seu engenheiro de corrida, mas todos ao seu redor, seu engenheiro de desempenho e esse tipo de coisa.”

“Claro, ao longo dos anos vocês constroem muito mais um relacionamento e se conhecem melhor, então sim, com certeza, se ele fosse demitido, isso definitivamente não seria o ideal.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.