Detalhes de como foi a primeira vez de Hamilton pilotando uma Ferrari (vídeo)
quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 às 13:53
Hamilton saúda torcida em Fiorano
Lewis Hamilton não mostrou algum nervosismo no primeiro dia após chegar ao circuito Fiorano da Ferrari na quarta-feira.
Fãs da Ferrari se alinharam nos poucos pontos ao redor da pista privada da equipe que são abertos ao público para tentar dar uma olhada em Lewis Hamilton fazendo história.
A multidão estava na ponte com vista para o circuito quando Hamilton saiu da garagem às 9h17, horário local, para começar a se familiarizar com o carro de Fórmula 1 de 2023 da Ferrari.
Restrições de teste significaram que Hamilton não tinha permissão para usar o carro do ano passado e a equipe de Frederic Vasseur não lançará oficialmente seu carro de 2025 até 19 de fevereiro, um dia após o evento F1 75 que acontece em Londres, onde as pinturas de todas as equipes serão exibidas pela primeira vez.
Hamilton completou 30 voltas em condições quase invisíveis com neblina profunda cobrindo a maior parte do circuito e chuva fraca.
Leclerc andou a tarde e foi 6 segundos mais lento, entretanto os tempos de volta de Charles Leclerc e Hamilton não são representativos, com ambos os pilotos se acostumando a estar de volta ao volante de um carro de F1 após as férias de inverno. Além disso, a chuva piorou na hora em que Leclerc foi à pista.
O heptacampeão mundial também teve muitos ajustes a fazer enquanto se acostumava aos novos processos e procedimentos na Ferrari, que são bem diferentes dos da Mercedes.
Detalhes sobre como o piloto de 40 anos se saiu no SF-23
Hamilton não estava completamente confiante no carro, apesar de suas 17 temporadas de experiência anterior correndo na Fórmula 1. Houve rumores de que a Ferrari poderia atrasar o primeiro teste de Hamilton no último minuto devido às condições climáticas em Fiorano.
A neblina que quase impediu muitos fãs de ver Hamilton na pista é comum nesta época do ano, mas não foi o suficiente para deter a Ferrari, embora arriscar perturbar milhares de Tifosi que apareceram não seria aconselhável.
Hamilton conseguir algumas voltas no molhado pode ser benéfico a longo prazo, pois embora possa chover em Barcelona, onde seu próximo teste está marcado para acontecer, é muito improvável que ele enfrente mau tempo durante os testes de pré-temporada no Bahrain.
Hamilton não pôde acelerar a ponto de “ganhar a confiança certa” no carro devido à falta de calor nos pneus.
Isso ocorreu devido à temperatura externa na pista e às oportunidades limitadas de gerar temperatura em uma pista projetada na década de 1970 e não totalmente adequada para os pneus atuais de Fórmula 1.
No entanto, Hamilton começou a trabalhar na adaptação à unidade de potência da Ferrari, que tem diferentes complexidades dos motores Mercedes que ele usou ao longo de sua carreira na Fórmula 1.
Lewis Hamilton pode fazer história em sua estreia na Fórmula 1 da Ferrari
Embora os testes sejam muito importantes para Hamilton — assim como qualquer trabalho que ele faça no simulador nas próximas semanas —, no final das contas, seu desempenho no GP da Austrália e além é como ele será julgado pelos fãs de Fórmula 1.
É lamentável que, pela primeira vez em anos, o Bahrain não sediará a primeira corrida, o que lhe daria uma ligeira vantagem, já que ele fará a pré-temporada no circuito de Sakhir.
No entanto, há a oportunidade de Hamilton igualar o recorde de Fernando Alonso e Sebastian Vettel no início da campanha de 2025.
Ambos alcançam suas primeiras vitórias pela Ferrari em seus dois primeiros GPs pela equipe em 2010 e 2015, respectivamente.
Kimi Raikkonen e Nigel Mansell venceram em sua estreia na Ferrari em 2007 e 1989 respectivamente, enquanto Michael Schumacher precisou de sete corridas em 1996.
Pode ser irrealista esperar que Hamilton retorne ao degrau mais alto do pódio na Austrália ou na China, mas se ele conseguir vencer sua sétima corrida na equipe como Schumacher, ele o faria diante da torcida da Ferrari em Imola.
Vejas cenas de Hamilton em Fiorano
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.