Destaque do Desafio das Estrelas, Nelsinho Piquet volta aos karts, agora nos EUA

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013 às 15:37
Nelsinho Piquet vai correr em Daytona

Nelsinho Piquet

Com previsão de mais de 30 corridas de Nascar pela frente durante o ano, Nelsinho Piquet planeja uma temporada quase sem folgas em 2013. “Vai ter corrida quase todo final de semana”, resume o primeiro brasileiro a triunfar na principal categoria do automobilismo americano.

E é neste ritmo que ele iniciou a temporada. Após testar o carro das 24h de Daytona e disputar o Desafio das Estrelas nos dois primeiros finais de semana de 2013, Piquet Jr agora corre o Florida Winter Tour, tradicional competição de kart dos Estados Unidos.

“Duas corridas de kart em duas semanas. Para um piloto maluco por kart como eu não existe coisa melhor”, disse ele, que competirá nos EUA pela equipe DeFrancesco Racing. “Corri o Winter Tour ano passado e é um campeonato muito difícil. Vou na classe mais disputada, contra kartistas profissionais e outros jovens que só se dedicam a isso. É um grande desafio.”

A partir de quarta-feira, ele já tem atividade na pista do Palm Beach International Raceway, pela divisão Rotax Max Senior. A programação da semana tem duas tomadas de tempo previstas para sexta-feira: a primeira define o grid de sábado, e, a segunda, o de domingo.

“Depois de um final de semana interessante no Brasil, espero continuar brigando por vitórias no kart”, afirmou Nelsinho, em alusão ao quarto lugar conquistado no Desafio das Estrelas no último final de semana.

Após um sétimo lugar na prova de sábado, ele foi o segundo colocado na corrida final. O vencedor no geral foi o francês Jules Bianchi.

O piloto brasileiro da Nascar foi um dos destaques da competição. Exceto pelo warm up de sexta-feira, ele foi um dos raros competidores que estiveram entre os dez primeiros em todas as atividades de pista do evento, que reuniu uma constelação de 26 competidores de renome internacional.

No sábado, Nelsinho por pouco não conseguiu repetir as poles de 2007 e 2009. Após registrar o segundo melhor tempo do dia na fase inicial da tomada (53s771), o primeiro brasileiro a vencer na Nascar terminou o top-qualify em quinto lugar. Depois, foi sétimo na primeira das duas baterias do Desafio.

“No sábado, o motor não estava muito bom e o acerto também não se mostrou o melhor. Tentei ficar entre os cinco, mas não tinha o ritmo deles”, apontou Piquet, que passou boa parte da bateria duelando com Pietro Fittipaldi.

Pelas regras do evento, o kart #30 alinhou em segundo lugar no grid para a corrida do domingo.

Na largada da bateria final, Nelsinho superou o pole Beto Monteiro e assumiu a liderança. Ele sustentou a ponta durante algumas voltas, mas os conterrâneos Vitor Meira e Felipe Nasr estavam mais rápidos.

Piquet soube conservar o equipamento e suportou bem os ataques de Monteiro, Liuzzi e Bianchi. Beneficiado pela quebra no kart de Meira a poucas voltas do final, o piloto da Nascar recebeu a bandeira quadriculada na vice-liderança, atrás apenas de Nasr -com quem vai dividir o carro nas 24 horas de Daytona, em equipe que tem também Christian Fittipaldi.

“Na segunda prova, o equipamento melhorou. Peguei um motor meais forte, mas não estava perfeito para ganhar. Fiquei contente pela dobradinha com o Felipe Nasr por dois motivos: Ele é um piloto excelente, que está numa boa fase e será meu companheiro em Daytona, além de mostras o crédito que têm os pilotos de Brasília”.

EB - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.