Despres e Coma Fazem Último Treino Pré-Dakar

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010 às 22:42

dakar2011-despresDesde 2005, não tem para ninguém: somente o francês Cyril Despres (05/07/10) e o espanhol Marc Coma (06/09) tiveram o privilégio de comemorar vitórias no rali Dakar sobre duas rodas.

A dupla da KTM fez nessa quinta-feira (30/12) seu treino de reconhecimento antes do rali mais duro do planeta, em um areal próximo ao aeroporto de Ezeiza, nos arredores de Buenos Aires. O local foi escolhido pela abundância do solo tipo “fech-fech”, uma areia tão fina que é conhecida no Brasil no meio do rali como “talco”.

Boa parte do percurso do Dakar no noroeste da Argentina é feita sobre o fech-fech, uma superfície altamente traiçoeira – além de levantar nuvens de poeira dignas de uma bomba atômica, acabando completamente com a visibilidade, o fech-fech esconde irregularidades, frequentemente causando tombos e atolamentos.

“Este local é perfeito para treinar antes do Dakar”, diz Coma, que corre em parceira com o também espanhol Juan Pedrero no time Red Bull/MRW/KTM. “Minha estratégia para vencer este ano é a de sempre: pensar apenas na minha corrida, evitando problemas e acidentes. Vai ser um rali muito duro e muito aberto, devido às novas regras na categoria Motos”. Em 2011, pilotos profissionais estão restritos a motos de no máximo 450 cilindradas, enquanto amadores podem usar motos com motores maiores.

Tantas disputas pela vitória entre Despres e Coma geraram uma saudável rivalidade entre o francês e o espanhol. Mesmo tendo uma vitória a mais que o rival, Despres carrega o número 2 em sua moto – o espanhol leva o 1. “Não pedi o número 1, isso é uma decisão da equipe”, desconversa Coma.

Durante os treinos no areal, por exemplo, os boxes de cada um estavam separados por uns bons 200m. “Eles tem os segredos deles e nós temos os nossos”, brinca Cyril, que tem como parceiro na Red Bull KTM o português Ruben Faria – pilotos de ponta como Despres e Coma têm como companheiros os chamados “mochileiros”, que carregam mais equipamento de modo a aliviar o peso do companheiro. “Sei que Marc virá forte novamente este ano, não há dúvidas. Mas cada Dakar sempre é para mim uma nova oportunidade para triunfar”.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.