Design moderno dos circuitos de F1 é uma pena, diz Zaffelli

domingo, 1 de novembro de 2020 às 11:10

Autódromo Internazionale Enzo e Dino Ferrari em Imola

Jarno Zaffelli, um projetista de circuitos envolvido na versão moderna de Imola, diz que a direção actual do desenho das pistas de Fórmula 1 é “uma vergonha”. Foi necessária a crise do coronavírus para trazer circuitos como Mugello, Portimão, Istambul e Imola de volta ao calendário de 2020.

Zaffelli disse ao jornal La Repubblica que a situação pôs em forte contraste a diferença entre esses tipos de circuitos e os modernos, principalmente escritos por Hermann Tilke. “Imola é um pouco como Portimão”, disse Zaffelli. “Em Imola temos que ser realmente bons e corajosos”.

Esses tipos de pistas estão agora em perigo na F1 moderna, e Zaffelli reagiu: “E é uma pena. A F1 quer tomar uma direção mais de engenharia com Ross Brawn e Pat Symonds. Eles estão tentando aprender muito sobre circuitos de corrida para determinar como os carros precisam ser modificados e consequentemente os circuitos”.

“Não concordo com isso”, insistiu ele. “É verdade que se tem que ser guiado por algo, mas a beleza também pode vir do caos, sem recorrer a demasiados números, exceto no caso da segurança”.

“O desenho deve ser feito a lápis de acordo com as formas orgânicas da terra e só então o resto deve ser acabado com a tecnologia. Em vez disso, há muitas pistas sem alma à volta”, criticou.

Zaffelli admite que “não está satisfeito” por muitas das diretrizes que ditam o desenho moderno dos circuitos de F1. “Tilke sempre as respeitou e criou algumas grandes curvas como a curva 8 na Turquia, que é adorada por todos os pilotos”, declarou ele.

“Mas a curva 11 em Portimão ele nunca poderia ter feito, porque está fora das recomendações. Aqui, Piratella, Acque Minerali, Rivazza – eles nunca as poderiam ter concebido hoje”, concluiu.

Já ouviu o último Loucos por Automobilismo? Clique na imagem abaixo!

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.