Desclassificação de Vettel altera tabela dos dois campeonatos da F1

segunda-feira, 2 de agosto de 2021 às 14:59

Sebastian Vettel

A tabela de pontuação dos dois campeonatos mundiais de Fórmula foram corrigidas após a desclassificação de Sebastian Vettel do GP da Hungria.

A liderança de Lewis Hamilton sobre Max Verstappen no campeonato foi estendida para oito pontos.

Sebastian Vettel, da Aston Martin, foi listado como segundo nos resultados “finais” na noite de domingo, apesar de ter sido desclassificado por violação de combustível. Os carros precisam terminar as corridas com pelo menos 1 litro de combustível no tanque e os comissários não encontraram essa quantidade mínima.

Uma nota dizia que a tabela do campeonato era provisória enquanto se aguarda um recurso da Aston Martin.

Mas os resultados foram reeditados com Vettel desclassificado e Hamilton em segundo.

Um apelo da Aston Martin ainda pode acontecer.

Carlos Sainz da Ferrari ficou ao pódio final em P3, e todos atrás dele também subiram uma posição, tornando George Russell P8 pela Williams e elevando Kimi Raikkonen da Alfa Romeo ao P10 recebendo 1 ponto.

A alteração move Max Verstappen da Red Bull, de P10 para P9 na corrida, mas com os pontos extras que o piloto da Mercedes consegue ao passar de P3 para P2, Hamilton ganhou dois pontos líquidos em relação a Verstappen.

A emissão dos resultados finais com um piloto desclassificado no local em que terminou foi contra todos os precedentes do órgão regulador da FIA, e a organização agora corrigiu o resultado.

A Aston Martin indicou sua intenção de apelar contra a desclassificação de Vettel, mas ainda não confirmou se irá em frente com isso.

A FIA disse que foi possível bombear apenas 0,3 litro do carro e que alegar que nenhuma vantagem de desempenho foi obtida não consiste em uma defesa.

As regras da F1 determinam que as equipes devem garantir que uma amostra de um litro de combustível possa ser retirada do carro a qualquer momento durante o evento.

Usar menos combustível pode dar uma vantagem de desempenho, pois cada 1kg de peso de combustível equivale a cerca de 0,035s por volta em um circuito normal. O uso de combustível também é restrito pela Fórmula do motor da F1, projetada para ter máxima eficiência.

Os comissários do GP da Hungria disseram: “A equipe teve várias oportunidades para tentar remover a quantidade necessária de combustível do tanque, mas só foi possível bombear 0,3 litros para fora.”

Os comissários acrescentaram que o chefe da equipe Otmar Szafnauer e o diretor técnico Andrew Green disseram que deve haver 1,44 litros no carro, mas eles não conseguiram extraí-los.

Essa desclassificação de Vettel alterou boa parte da tabela de pontos tanto do campeonato de pilotos, quanto de equipes. Clique AQUI para ver como ficou!

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.