Derrota para a Ferrari confirmou temores da Mercedes

terça-feira, 26 de setembro de 2023 às 9:30

Mercedes

A Mercedes acredita que a Ferrari deu um passo à frente significativo após quase ser derrota por ambos os pilotos no GP do Japão.

Lewis Hamilton foi pressionado por Carlos Sainz nas últimas voltas e cruzou a linha de chegada com apenas 0.854s de vantagem sobre o espanhol.

Charles Leclerc terminou cinco segundos à frente em quarto, enquanto George Russell fez apenas um pit-stop e chegou 7.4s atrás de Sainz.

Andrew Shovlin, diretor de engenharia de pista da Mercedes, acha que as atualizações recentes da Ferrari junto com a alta degradação dos pneus exacerbaram um dos pontos fracos do W14 em Suzuka.

“Parte disso está ligado à temperatura. Um pouco da degradação ocorre quando os pneus esquentam cada vez mais nas oito primeiras voltas”, declarou Shovlin à mídia.

“Eu creio que o déficit de performance na classificação, onde nós somos um pouco menos competitivos nas curvas velozes, é a mesma coisa que está nos custando na corrida”.

“Nesta pista, o importante é quanta aderência você tem nas curvas rápidas. Grande parte disso é o downforce, e parece que estamos um pouco atrás nesse aspecto”.

“A Ferrari trouxe um assoalho atualizado, então talvez eles tenham avançado. Olhando algumas de nossas pistas recentes, aquela nossa vantagem na degradação não está tão evidente agora quanto nas corridas anteriores da temporada”.

A Mercedes temia a possibilidade de Sainz ultrapassar Russell e Hamilton no final, por isso instruiu Russell a ceder a quinta posição ao seu companheiro de equipe.

Apesar da estratégia de uma parada ter deixado Russell atrás de Sainz, a equipe acredita que foi suficiente para cobrir a diferença para o oitavo colocado Fernando Alonso.

“As chances de segurar Sainz com um pit-stop eram relativamente baixas, nós optamos por isso porque não havia nada a perder”, disse Shovlin.

“George não estava sendo ameaçado por Alonso, então nós mantivemos o plano. Foi uma estratégia difícil de executar e ele se saiu bem. Porém, a degradação foi um pouco alta demais para torná-la competitiva”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.