Derek Warwick: “Restrições estão ‘matando’ a Fórmula 1”

quarta-feira, 29 de abril de 2015 às 17:08

Derek Warwick

Os regulamentos que cercam os motores e caixas de marchas estão “matando” a Fórmula 1, diz o ex-piloto da Renault e Arrows Derek Warwick.

Derek Warwick acredita que a categoria está perdendo sua atração devido a restrições sobre o número de motores e caixas de marchas que as equipes estão autorizados a utilizar.

Como um resultado os pilotos tendem a não forçar seus carros na classificação e corridas, algo que Warwick acredita, está tendo um efeito negativo sobre a categoria.

“Eu compreendo inteiramente a teoria restringindo as caixas de marchas e motores, mas está matando a categoria para a TV e os espectadores”, disse ele. “A maioria dos pilotos estão apenas dando 10 voltas nos treinos, porque estão economizando algo – seja motor, unidade de potência, caixas de câmbio, etc.”

“Então, eles (os regulamentos) são um tipo de tiro pela culatra, o princípio está certo, mas algo precisa mudar para tornar emocionante a F1, para fazer os pilotos parecerem como gladiadores. No momento não vejo pilotos de F1 como gladiadores, eu os vejo como máquinas polidas e ajustadas de relações públicas, que são grandes pilotos e tem sorte o suficiente para pilotar carros de grand prix”.

Warwick acrescentou: “A única coisa que eu odeio me ouvir dizendo é ‘no meu tempo’, mas é bem verdade que naquele tempo os carros que costumava pilotar eram animais. Tínhamos 1.600 hp de potência e downforce que faziam seus olhos saltarem para fora. Nós saíamos dos carros física e mentalmente destruídos, esses caras parecem que acabaram de dar duas voltas no quarteirão”.

“Você vê um jovem piloto, e (Max) Verstappen é um bom exemplo disso, entrar em um carro de F1 e imediatamente ele está no ritmo. Nós os vemos fazendo um teste e dentro de 10 voltas eles estão a dois décimos do piloto principal. Isso não acontecia no meu tempo, portanto, estes carros devem ser mais fáceis de pilotar”.

“Só precisamos dar um passo atrás, dar uma boa olhada em nós mesmos antes que seja tarde demais”.

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.