Declarações “políticas” dos pilotos são banidas pela FIA

terça-feira, 20 de dezembro de 2022 às 9:32

Sebastian Vettel

A exibição de “declarações políticas, religiosas e pessoais” de pilotos da Fórmula 1 que não forem aprovadas pela FIA foi banida.

Nas últimas temporadas, Lewis Hamilton e Sebastian Vettel tentaram usar sua plataforma para destacar questões de igualdade e injustiça social.

Hamilton já usou camisetas dizendo “prendam os policiais que mataram Breonna Taylor” e “Black Lives Matter”, enquanto Vettel anteriormente foi advertido por não retirar uma camiseta dos direitos LGBTQ+.

A FIA divulgou um Código Esportivo Internacional atualizado que entrará em vigor no dia 1º de janeiro de 2023.

“A falha em cumprir as instruções da FIA relacionadas ao compromisso e participação de pessoas durante cerimônias oficiais de qualquer competição válida por um campeonato da FIA” agora será considerada uma violação do regulamento.

A maioria das infrações do Código Esportivo Internacional pode levar a punições como o banimento de corridas e multas de €250 mil, apesar de nenhuma diretriz para essas violações específicas ter sido anunciada.

A nova regra (12.2.1.n) diz: “A exibição geral de declarações políticas, religiosas e pessoais ou comentários notavelmente em violação do princípio geral de neutralidade promovido pela FIA sob seus Estatutos, a menos que anteriormente aprovada por escrito pela federação para Competições Internacionais ou pelo ASN relevante para Competições Nacionais dentro de sua jurisdição”.

A FIA continua promovendo seus próprios estatutos contra a discriminação baseada em “raça, cor da pele, gênero, orientação sexual, origem étnica ou social, linguagem, religião, opinião filosófica ou política, situação familiar ou incapacidade”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.