Decisão do tribunal mostra: “Mercedes teria perdido o caso de Abu Dhabi 2021”
sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024 às 14:05A equipe Mercedes de Fórmula 1 decidiu não recorrer do resultado do polêmico Grande Prêmio de Abu Dhabi de 2021, que deu a Max Verstappen seu primeiro título mundial. Isto deixou a questão persistente: “Qual teria sido o resultado de tal processo?”.
A resposta a esta questão parece ser um “não”, se um caso na Espanha for tomado como precedente. Durante uma corrida de GT, o diretor de prova cometeu um erro, o que fez com que após um procedimento de Safety Car, os pilotos não retomassem a corrida na ordem correta. Uma das equipes participantes ficou irritada com isso e iniciou um apelo na Espanha.
A equipe venceu inicialmente e o resultado foi declarado inválido. Isto levou a protestos de outros participantes, que então recorreram ao Tribunal Internacional de Apelação da FIA. O mais alto órgão judicial da federação decidiu que a decisão original dos organizadores da corrida – nomeadamente, manter o resultado como estava – estava correta.
Como é sabido, o diretor de corrida da F1, Michael Masi, cometeu um erro em 2021 – que a FIA admitiu mais tarde – ao não permitir que todos os carros uma volta atrás de Lewis Hamilton retornassem à mesma volta de corrida após o procedimento do Safety Car.
Apenas os carros entre Hamilton e seu rival direto Verstappen foram autorizados a fazê-lo. Faltando apenas uma volta, Verstappen foi (em parte por causa disso) capaz de atacar e vencer Hamilton, resultando na vitória e no título.
Logo após o incidente, que enfureceu a equipe, a Mercedes anunciou que não tomaria mais medidas legais. Com a decisão do Tribunal Internacional de Recursos, é de questionar se um caso teria alguma chance de sucesso. Mais provável que não.
2021, f1, formula 1, gp abu dhabi f1, lewis hamilton, max verstappen, mercedes f1, michael masi, noticias f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.