“De noite”, Edu Azevedo crava sua primeira pole na Porsche GT3 Cup

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014 às 19:48

Constantino Jr.

Edu Azevedo conquistou sua primeira pole position na Porsche GT3 Cup. Em tomada de tempo marcada pelo tempo fechado no Q2, o líder da classe Cup Sport foi ágil ao deixar o box rapidamente e soube aproveitar os últimos instantes de pista seca.

“É minha primeira pole na Cup. E provavelmente a primeira pole noturna da história da categoria”, brincou o piloto do carro #88. “Senti que tinha um carro bom e que vinha chuva forte, então sabia que teria apenas uma chance, na minha primeira volta lançada. Peguei a pista ainda seca e funcionou.”

O segundo colocado no grid é o atual campeão, Ricardo Rosset, segundo também na tabela de classificação. Em terceiro lugar ficou Constantino Jr., que lidera o campeonato com margem de 12 pontos.

“Fui o quarto a sair do box e peguei a pista já bastante molhada no momento de encerrar a volta”, disse Rosset. “No final estava um pouco perigoso inclusive, com a visibilidade prejudicada. Em termos de posição no grid, é positivo largar na frente do (Constantino) Júnior. Tenho é que partir para a vitória na primeira corrida e levar a decisão do título para a segunda prova. O segundo lugar no campeonato já tenho garantido, então o sábado será correr pelas duas vitórias”, acrescentou o bicampeão.

Ele lembrou que a segunda prova tem inversão dos oitos primeiros lugares em relação à ordem de chegada da bateria inicial. “A missão é das mais difíceis: ganhar a primeira, largar em oitavo na segunda e passar todo mundo, inclusive o Constantino… A final do campeonato promete.”

Campeão da temporada 2011, Constantino passou apertado para o Q2. Ele era 11º na primeira fase da tomada até sua volta final. “Assustou um pouco, mas felizmente deu para avançar. Daí, no molhado, consegui o que era possível. Largar em terceiro não está mal”, observou o piloto do carro #00.

O quarto no grid é Franco Giaffone, o principal “alvo” do pole position. “Minha meta é o título da Cup Sport, se possível na primeira corrida. Preciso chegar na frente do Franco, do Gil (Farah) e dos outros adversários na classe de entrada. Claro que quero ganhar a prova, mas não pretendo me intrometer na disputa do Rosset com o Constantino”, contou Edu Azevedo.

Vice-líder da classe Cup Master, Maurizio Billi foi o único piloto da classe destinada aos maiores de 50 anos de idade a avançar para o Q2. Ele larga em sétimo na manhã deste sábado.

A primeira corrida da etapa final da Porsche GT3 Cup tem largada designada para 11h20 da manhã. A segundo prova começa às 13h55. Ambas serão exibidas ao vivo pelo portal Terra.

TREINO CLASSIFICATÓRIO/QUALIFYING SESSION – Top 10
1) 88-Edu Azevedo (GT3 Cup S), 1:37,332
2) 1-Ricardo Rosset (GT3 Cup), 1:37,906, à 0,574
3) 0-Constantino Junior (GT3 Cup), 1:38,208, à 0,876
4) 3-Franco Giaffone (GT3 Cup S), 1:38,277, à 0,945
5) 13-Queirolo (GT3 Cup), 1:38,315, à 0,983
6) 27-Ricardo Baptista (GT3 Cup), 1:38,351, à 1,019
7) 34-Maurizio Billi (GT3 Cup M), 1:38,779, à 1,447
8) 15-Marcel Visconde (GT3 Cup), 1:39,150, à 1,818
9) 77-Schneider (GT3 Cup S), 1:39,244, à 1,912
10) 81-Gilberto Farah (GT3 Cup S), 1:39,960, à 2,628

11) 7-Clemente Lunardi (GT3 Cup M), 1:37,805, à 1,060
12) 8-Rodolfo Ometto (GT3 Cup S), 1:37,937, à 1,192
13) 52-Beto Posses (GT3 Cup M), 1:38,137, à 1,392
14) 71-Rodrigo Hanashiro (GT3 Cup), 1:38,721, à 1,976
15) 18-Carlos Ambrósio (GT3 Cup S), 1:38,976, à 2,231
16) 9-Guilherme Figueiroa (GT3 Cup M), 1:39,220, à 2,475
17) 4-Gui Affonso (GT3 Cup M), 1:39,259, à 2,514
18) 17-Stallone (GT3 Cup M), 1:39,268, à 2,523
19) 20-Carlos Silveira (GT3 Cup M), 1:40,602, à 3,857
20) 63-Sérgio Ribas (GT3 Cup M), 1:41,299, à 4,554
21) 40-Alan Turres (GT3 Cup), 1:41,439, à 4,694

Otávio Mesquita é o mais veloz na Porsche GT3 Challenge enquanto líderes divergem sobre chuva

Otávio Mesquita fez a melhor marca desta sexta-feira na abertura dos trabalhos para a finalíssima da Porsche GT3 Challenge em Interlagos. Com o tempo de 1min40s239, ele dominou o primeiro treino livre no início desta tarde. Para os líderes da categoria, os treinos novamente mostraram equilíbrio entre Fábio Alves e Kreis Jr. Os postulantes ao título andaram em uma diferença inferior a um décimo. Alves fez o segundo melhor tempo do dia, fechando a volta em 1min40s464. Kreis permanceu logo atrás com 1min40s486, apenas 0s022 para seu rival na disputa pelo campeonato. O catarinense registrou sua marca no treino opcional.

“Fico contente porque treinei com pneus bastante desgastados e mesmo assim consegui bons tempos no seco. Já ganhei uma corrida em Interlagos neste ano e espero repetir no sábado para selar meu melhor ano na categoria. Fico muito feliz pelo respeito que conquistei dos colegas em 2014: eles sabem que o Mesquita é aquele cara brincalhão e bem-humorado, mas que não brinca na hora de acelerar. Amanhã terei minha família na pista e vou muito motivado para as vitórias, já que os concorrentes mais próximos estão pensando também na disputa pelo campeonato”, observou o piloto do carro #51.

Para Fábio Alves, o raciocínio é bem diferente: “Na minha ‘corrida do campeonato’ as coisas continuam funcionando bem. Fiquei na frente do Kreis por milésimos e vamos trabalhar para manter assim no sábado”, declarou o competidor do carro #63.

A expectativa de que os tempos caíssem no segundo treino livre acabou, literalmente, indo por água abaixo. Minutos antes do início, a chuva caiu forte na pista paulistana, obrigando os carros a usarem pneus para piso molhado. Quem acabou se dando melhor foi Rodrigo Mello que cravou 1min50s482 enquanto chovia. Com o piso já praticamente seco, foi realizada a parte B do segundo treino livre, e apenas Elias Azevedo conseguiu baixar o tempo de Mello, 1min49s122, melhor tempo do segundo treino livre.

“Durante a chuva a pista estava escorregadia, mas permitiu uma tocada forte. Consegui sentir bem o carro e fui rápido. Fiquei contente em terminar em primeiro naquelas condições, porque não consegui andar no treino anterior. Então torço para chuva amanhã”, disse Rodrigo Mello.

Também no grupo dos que torcem por provas no molhado na etapa final está Kreis Jr. “Com o piso seco, o Fábio é muito regular e tem uma tocada sempre limpa. Mesmo eu ganhando as duas, ele precisa de dois quartos lugares para ser campeão, então torço para chover. Daí é uma incógnita e minhas chances aumentam”, disse o piloto do carro #71.

Não por acaso, a opinião de seu concorrente direto é oposta: “Prefiro o piso seco. Na chuva é imprevisível e o risco é maior. Hoje andei na chuva para sentir o carro e fiquei contente, mas o cenário ideal, para mim, é pista seca e pneu slick”, afirmou o líder do campeonato.

A sexta-feira também foi marcada por algumas estreias na Porsche GT3 Challenge. Fernando Fortes , JP Mauro e Marcio Mauro pisaram firme no acelerador pela primeira vez na categoria. Apesar de serem novidades na competição, os três não se intimidaram nas tomadas. Fortes ficou entre no top 5 nos dois treinos livres.

“Estou muito contente. É a ‘caranga’ dos sonhos e a cada volta fico mais confortável. Fui muito bem recebido na categoria e espero coroar este primeiro final de semana com um pódio no sábado”, disse Fortes.

Neste sábado, os carros da Porsche GT3 Challenge retornam à pista a partir das 9h30 para a tomada de tempos. As duas corridas têm previsão de 25 minutos mais uma volta: a primeira larga às 10h30, e, a segunda, às 13h05.

O portal Terra exibe todas as provas de sábado ao vivo.

Melhores tempos dos treinos livres desta sexta-feira na Porsche GT3 Challenge:
1. Otávio Mesquita 1:40.239
2. Fábio Alves 1:40.464
3. Fernando Fortes 1:40.882
4. JP Mauro 1:40.920
5. Elias Azevedo 1:40.994
6. Kreis Jr. 1:40.994
7. Tom Filho 1:41.023
8. Ronaldo Kastropil 1:41.146
9. Elias Azevedo 1:41.434
10. Guto Oni 1:41.832
11. Christian Germano 1:41.851
12. Renato C. 1:42.001
13. Alexandre Fantozzi 1:42.058
14. Flavio Sampaio 1:42.074
15. Alex Silva 1:42.944
16. Kastropil 1:42.985
16. Marcio Basso 1:43.094
17. Marcio Mauro 1:43.375
16. Rodrigo Mello 1:43.430
17. Ramon Alcaraz 1:44.407
18. Marcello Sant´Anna 1:45.222
19. Sérgio Laganá 1:48.093

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.