De la Rosa admite teste difícil da Aston Martin
sábado, 21 de fevereiro de 2026 às 10:45Pedro de la Rosa, embaixador global da Aston Martin, avaliou o desempenho da equipe após uma sessão dupla de testes bastante complicada no Bahrain. O espanhol reconheceu que o cenário ficou abaixo do esperado, especialmente por causa de problemas recorrentes de confiabilidade.
A equipe baseada em Silverstone foi a que menos andou nos seis dias de atividades. Diversas falhas técnicas limitaram o programa a ponto de o time encerrar os trabalhos antes do previsto, mesmo ainda tendo horas disponíveis de pista.
Falhas de bateria afetaram programa
Grande parte das dificuldades esteve ligada ao carro de Fernando Alonso. Segundo de la Rosa, a equipe já trabalha intensamente para entender e corrigir as falhas detectadas.
“Tivemos alguns problemas relacionados à bateria no carro do Fernando. Desde então, muitas simulações foram realizadas e estão sendo feitas neste momento em nosso banco de testes em Sakura”, afirmou.
Apesar da baixa quilometragem, o dirigente destacou que o grupo conseguiu coletar informações relevantes. “Apesar da falta de rodagem e quilometragem, definitivamente não estamos onde queríamos estar, mas conseguimos reunir muitos dados e isso nos dará a oportunidade nos próximos dias de analisar essas informações e apresentar soluções.”
Na sequência, reforçou que a equipe já identificou pontos críticos. “Sabemos em quais áreas realmente precisamos focar e melhorar o carro, o que é muito positivo.”

Recursos e nova era como desafio adicional
Mesmo com o início complicado, a Aston Martin aposta na própria estrutura para reagir rapidamente. O moderno campus de Silverstone e a base de Sakura fazem parte desse esforço conjunto.
Além disso, de la Rosa lembrou que o novo conjunto de regulamentos aumenta o grau de complexidade do trabalho. “O novo conjunto de regulamentos também é muito desafiador, mas também fascinante. Nunca seria fácil, sabíamos disso, mas também temos grandes recursos, nosso campus em Silverstone.”
Ele ainda ressaltou o empenho da fábrica japonesa. “Temos Sakura trabalhando a todo vapor para nos levar onde queríamos estar e simplesmente precisamos continuar pressionando.”
Por fim, o espanhol demonstrou confiança em uma resposta antes da abertura do campeonato. “Temos alguns dias antes da Austrália e não estamos onde queríamos estar, mas isso não significa que não vamos completar nossa missão.”
aston martin, bahrain, comentar formula 1, confiabilidade F1, f1, fernando alonso, gp da austrália, noticias f1, pedro de la rosa, regulamento f1, sakura, silverstone, testes de pré-temporada
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.
