David Coulthard: Punições para Magnussen foram duras demais

terça-feira, 12 de março de 2024 às 12:15

Magnussen x Tsunoda

Nesta Fórmula 1 cheia de “não me toques”, inclusive e principalmente com a anuência da imprensa “especializada”, que morre de medo de criticar a F1, Kevin Magnussen é um daqueles pilotos que não vai à pista para ‘fazer amigos’, e no GP da Arábia Saudita encontrou um raro apoio em David Coulthard, vencedor de 13 GPs e hoje comentarista de uma emissora inglesa. DC que achou que as punições que somaram 20 segundos impostas foram duras demais.

Magnussen foi punido em Jeddah primeiro ao travar uma batalha com Alex Albon, o que resultou no contato da dupla na curva 4, enquanto Magnussen se movia tentando fechar a porta para uma possível investida de Albon por fora.

Segundo Kevin Magnussen, a punição de 10 segundos foi ‘demais’

Mas Albon escapou do incidente sem danos, embora não tenha ficado nada impressionado com o piloto da Haas, reclamando pelo rádio da equipe: “O que ele está fazendo? Ele não me deu espaço suficiente.”

Os comissários concordaram, dando a Magnussen uma punição de 10 segundos, que Coulthard considerou o dobro do que Magnussen deveria ter recebido.

“Acho que primeiro ele definitivamente espremeu Alex Albon, foi um pouco injusto, ele provavelmente pensou que Alex iria desistir”, disse Coulthard no Canal 4.”

“E é claro que a linha dos olhos dele estaria voltada para a curva. Então acho que deveria ter sido uma punição de cinco segundos, na minha opinião.”

Mas isso ficou longe de ser o fim dos dramas de Magnussen, que recebeu outra punição de 10 segundos por sair da pista e ganhar vantagem ao ultrapassar Yuki Tsunoda da RB.

Coulthard acreditava que esta foi uma decisão muito dura, sugerindo que, em vez da punição de tempo, Magnussen deveria ter sido instruído a devolver a posição a Tsunoda e pronto.

A partir daí, Magnussen foi usado em algumas jogadas da equipe Haas, já que segurou Tsunoda e companhia para permitir ao companheiro de equipe Nico Hulkenberg – que ainda não havia feito seu pit stop – o luxo de se afastar e criar espaço suficiente para ir aos boxes e sair à frente daquele monte de carros, terminando em P10. Uma estratégia inteligente e totalmente normal no automobilismo.

A RB sentiu que essa posição era de Tsunoda e alertou que a “conduta antidesportiva” de Magnussen será levada à FIA.

“Acho que os 10 segundos na batalha com Tsunoda são demais”, afirmou Coulthard. “Eles deveriam ter dito: ‘Devolva a posição’. Depois disso, munido da informação de que você tem todos aqueles segundos de punições, ele simplesmente ficou na defensiva.”

“Ele é muito agressivo de qualquer maneira, mas isso permitiu que seu companheiro de equipe Hulkenberg marcasse um ponto.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.