Daniel Ricciardo vai perder seu assento no TL1 do GP do Japão

segunda-feira, 25 de março de 2024 às 14:17

Daniel Ricciardo e Christian Horner

Daniel Ricciardo apenas assistirá o TL1 do GP do Japão, enquanto outro piloto assume seu carro na RB.

O consultor de automobilismo da Red Bull, Helmut Marko, confirmou que Daniel Ricciardo não estará pilotando no TL1 em Suzuka, com a equipe RB apresentando uma formação totalmente japonesa para o treino de uma hora.

Daniel Ricciardo perderá o FP1 em Suzuka
Ricciardo entregará seu VCARB01 a Ayumu Iwasa, que pilotará ao lado do compatriota Yuki Tsunoda.

A razão para isto é o cumprimento de uma das duas sessões de treinos obrigatórios que devem ser dadas por um piloto júnior, definido como um sendo um piloto com no máximo duas largadas em GPs ou menos.

Embora normalmente as equipes optem por cumprir este requisito de regras no final da temporada, as fortes conexões da Red Bull com a Honda muitas vezes resultam em um novato japonês tendo a chance de brilhar diante de seu público local.

Com Suzuka agendada para o início da temporada, a Red Bull recorreu a Ayumu Iwasa, que testou pela antiga equipe AlphaTauri em Abu Dhabi no final de 2023. Iwasa corre pela Team Mugen na categoria Super Fórmula do Japão.

Em 2019, a Red Bull também correu com Naoki Yamamoto em seu assento da então Toro Rosso para o mesmo treino no Japão.

Escrevendo em sua coluna para a Speedweek, Marko revelou a mudança de planos para o primeiro treino em Suzuka.

“Na sexta-feira, usaremos nos treinos nosso jovem piloto Ayumu Iwasa, uma equipe All-Nippon”, disse ele.

“Além do mais, o circuito de Suzuka deve se adequar ao carro da Racing Bulls (sic).”

Rumores sobre Daniel Ricciardo

O momento em que Ricciardo foi afastado do grid por Iwasa é lamentável para o piloto australiano, ocorrendo no momento em que a pressão sobre ele aumenta e surgem rumores sobre seu futuro.

Com Ricciardo tendo um início difícil em sua temporada de 2024, Helmut Marko da Red Bull o incentivou a encontrar mais desempenho, já que Tsunoda tem a vantagem nesse início de ano.

De acordo com um relato na Nova Zelândia, a oportunidade para Liam Lawson ocupar o lugar de Ricciardo poderá surgir em breve – talvez até no GP de Miami.

O Herald sugeriu que Ricciardo recebeu um ultimato de Marko de que, se melhorias não forem feitas logo, Lawson poderá receber seu carro pelo resto da temporada.

Esse pode ser mais um capítulo da queda de braço entre a turma de Marko e a de Horner, uma vez que foi Christian Horner quem colocou Ricciardo no assento da RB.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.