Daniel Oliveira participa de última etapa do WRC 2012

quarta-feira, 7 de novembro de 2012 às 17:35
Daniel Oliveira em 2012

Daniel Oliveira

O piloto brasileiro Daniel Oliveira e seu navegador português Carlos Magalhães, da equipe Brazil World Rally Team (BWRT), estão prontos para enfrentar o Rally RACC da Espanha, que acontece nos dias 09, 10 e 11 de novembro, a bordo do Ford Fiesta RS WRC junto da equipe Stohl Racing. A última etapa marca o fim da segunda temporada do piloto no Campeonato Mundial Rally (WRC).

Como esperado para uma rodada final, o Rally da Espanha vai empurrar ambos os pilotos e máquinas ao limite. A competição vai apresentar um evento de superfície mista na província de Tarragona, que fica a cerca de 100km ao sudoeste de Barcelona. Ali é onde o evento vai começar e será a primeira vez que a capital da Catalunha, Salou, vai sediar uma rodada do WRC.

O evento contará com um pouco de cascalho, uma pista estreita e sinuosa e etapas em asfalto, alguns deles com velocidade média, que estão espalhados em torno de mais de 100 km de distância do Parque de Serviços, em Port Aventura.

Nos três dias de prova serão percorridos aproximadamente 404km competitivos praticamente idênticos aos da temporada passada, com 18 estágios especiais e dois trechos novos, que foram corridos pela última vez em 2010.

Daniel e Carlos terão uma abordagem cautelosa, por conta do itinerário de superfície mista. “Uma das coisas que mais me lembro deste evento é a falta de aderência e pouca visibilidade devido à poeira suspensa no ar no primeiro dia. Temos que enfrentar as estradas de asfalto com um set-up e pneus para cascalho. Há uma fase muito longa e será um começo complicado”, disse Daniel.

O segundo e terceiro dia serão executados inteiramente no asfalto e isso significa que a equipe de Corrida Stohl Racing terá que trabalhar muito, durante a noite, para preparar o Ford Fiesta RS WRC para a pista de asfalto.

“Serão dias muito exigentes, especialmente sábado, com a quase interminável especial El Priorat. Tem que tomar cuidado com os freios e pneus para garantir a presença na especial final. A falta de aderência também é um problema, devido à sujeira puxar para fora da estrada ao cortar as curvas”, acrescentou o piloto.

A Rota

O rally começa com dois testes completos de velocidade no cascalho na sexta-feira, a nova especial Gandesa (7 km) e Pessels (27,59 km), antes da famosa Terra Alta, uma prova que teve um acréscimo de oito quilômetros. Esta é a mais longa fase de superfície mista do rally, com mais de 44 quilômetros de extensão. A especial à beira-mar será executada na sexta-feira à noite, com 2 km percorridos paralelos à praia, onde os espectadores estarão localizados.

Além do famoso El Priorat (45,97 km), os organizadores decidiram repetir Riba-Roja d’Ebre (14,20 km) para o sábado e apresentar La Mussara (20,48 km), que em 2011 foi realizada no domingo.

O último dia de ação vai ter o retorno de Riudecanyes (16,35 km) e Serra d’Almos (4,11 km), que vai sediar a Power Stage, ao lado de Santa Marina, a etapa mais longa do dia, com 26,51 km.

Daniel Oliveira e Carlos Magalhães já fizeram o reconhecimento das estradas e a fase de qualificação, ou Shakedown, será realizada na manhã de quinta-feira, em Salou, das 8h às 13h30, com uma distância de quase dois quilômetros de percurso entre terra e asfalto. À noite, as equipes vão começar o rally na Catedral de Barcelona.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.