Dakar 2011 – Brasileiros da Mitsubishi se preparam para largada

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010 às 19:14

dakar2011-guigaeyoussef-350Será dada a largada amanhã (01/12) para o Rally Dakar 2011. A largada promocional dos carros está prevista para começar às 16h (horário local e às 17h horário de Brasília) no tradicional Obelisco, na Avenida 9 de Julio, na capital portenha. O Mitsubishi Lancer Racing, da dupla brasileira Guilherme Spinelli/Youssef Haddad, será o 10º veículo a passar pela rampa. A expectativa é de um grande público. Nas duas últimas edições, cerca de um milhão de pessoas estiveram em frente ao Obelisco confirmando a paixão dos argentinos pelo esporte. Para 2011, a organização acredita em outro sucesso absoluto. Depois dos 377km de deslocamento até a cidade de Victoria, a caravana dormirá no bivuac até o começo da grande aventura no dia 02 de Janeiro. A primeira etapa terá 566 km de deslocamento e 222 km de especial entre as cidades argentinas de Victoria e Córdoba.

Para a terceira edição do maior do mundo na América do Sul, Guiga Spinelli acredita que a aventura será ainda mais difícil do que as anteriores.

“A organização promete um Dakar com mais trechos de deserto, mais dunas e mais difícil. Outra significante diferença é que teremos um dia a menos de prova com 600 km a mais em relação ao ano anterior. Isso significa dias mais longos, especiais mais demoradas e mais exigência para máquinas, pilotos e navegadores”, apostou Guiga Spinelli, que participará do seu terceiro Dakar.

O último compromisso de 2010 foram as verificações técnica e administrativa do Mitsubishi Lancer Racing no Parque de Exposições La Rural às 13h (horário local). A vistoria do Lancer Racing, da Equipe Mitsubishi Brasil, foi para checar os equipamentos e os itens de segurança do veículo. Depois desta vistoria, o veículo da dupla Spinelli/Haddad ficará no parque fechado e só poderá ser retirado antes da largada promocional.

“Foram checados todos os equipamentos de segurança e o Lancer está pronto para o Dakar. Agora só nos resta descansar porque amanhã começa a aventura” explicou Youssef Haddad, que participará pela segunda vez do Dakar.

Na 33ª edição será explorada a região norte da Argentina, do Chile e das cidades próximas das fronteiras com os seus países vizinhos. Ao deixar Buenos Aires, os 425 veículos seguirão para as províncias de Salta e Jujuy, que fazem fronteira com a Bolívia. As equipes terão pela frente uma rota de contrastes de terreno e de vegetação. Os competidores percorrerão trechos do Paso de Jama e do Paso de San Francisco, regiões de terrenos e clima complexos, que também serão novidade. Os pilotos reencontrarão as dunas branquinhas de Fiambalá, o deserto do Atacama e o tobogã de areia em Iquique. Eles terão a oportunidade de se aventurar pela primeira vez em cinco novas províncias argentinas perto divisa com a Bolívia e também em Arica, bem ao norte do Chile, na fronteira com o Peru. A preocupação com a preservação ambiental também se fará presente no Dakar 2011. A organização do Rally teve cuidado especial a fim de evitar que a rota passasse por zonas naturais protegidas. Além de avaliar também quantidade de emissão de gás carbônico a fim de se reduzir o efeito estufa.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.