Da Costa é o primeiro vencedor da Fórmula E em Misano

sábado, 13 de abril de 2024 às 14:00

Antonio Felix da Costa

Antonio Félix da Costa (TAG Heuer Porsche) deu o salto no momento certo e venceu a primeira corrida do E-Prix de Misano neste sábado, na qual o português se tornou o sexto vencedor diferente em seis competições realizadas até agora na décima temporada da FIA ABB Fórmula E.

Da Costa qualificou-se em 13º e cronometrou perfeitamente o seu ataque para assumir a liderança da corrida pela primeira vez a três voltas do final, à frente de Oliver Rowland (Nissan). A partir daí, ele conseguiu conter os avanços de Rowland até a bandeira quadriculada, enquanto o atual campeão Jake Dennis (Andretti) recuperou do 17º lugar do grid para completar o pódio.

Já na volta 5, da Costa abriu caminho através de um campo muito apertado – os 22 carros estiveram separados por menos de cinco segundos durante grande parte da corrida – até às posições do pódio, atrás do seu companheiro de equipe, Pascal Wehrlein.

Num circuito como Misano, a energia foi o foco principal dos pilotos e engenheiros na preparação para o evento, já que os carros começaram a corrida com entre 60 e 70% da energia útil necessária para terminá-la, e o resto foi recuperado com a frenagem regenerativa. Por causa disso, a liderança da corrida é o lugar menos eficiente para se estar, já que o primeiro carro do pelotão é o primeiro a fazer um buraco no ar e os que estão atrás se beneficiam em termos de eficiência no turbilhonamento.

Esperava-se uma competição com o pelotão muito acirrado, por isso vimos até cinco carros ao mesmo tempo a caminho da curva 1, algo muito difícil de gerir, causando incidentes que afetaram o líder inicial em Sam Bird (NEOM McLaren), Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) e Wehrlein.

A oito voltas do final, Da Costa voltou à liderança, mas Rowland não recuou: o piloto da Nissan ultrapassou o Porsche na volta 23 e assumiu o primeiro lugar. A partir daí, a corrida foi uma competição direta até o final, com os pilotos lutando com cálculos de energia medidos em décimos de ponto porcentual.

Do lado de fora da Curva 5, a três voltas do fim, da Costa ultrapassou Rowland e assumiu a primeira posição, enquanto Jean-Eric Vergne (DS PENSKE), Dennis e Maximilian Guenther (Maserati MSG Racing) lutaram por trás.

A pressão de Dennis sobre Vergne a duas voltas do fim permitiu que Da Costa e Rowland abrissem vantagem, e ambos de repente se encontraram um segundo e meio à frente dos demais. Da Costa conseguiu cruzar a linha de chegada em primeiro, seguido por Rowland, enquanto Dennis conseguiu garantir o último degrau do pódio.

Com esta vitória dos portugueses, são agora seis vencedores diferentes nas primeiras seis corridas da 10ª temporada, com cinco equipes e quatro três automotrizes representadas no topo do pódio.

Da Costa tem estado sob muita pressão nas últimas semanas depois de um início de campeonato difícil, portanto este é um resultado muito importante para o piloto da Porsche, sendo a segunda vitória largando fora do top 10. O precedente foi na Cidade do Cabo no ano passado, quando conquistou o 11º lugar do grid.

Rowland, por sua vez, somou o seu quarto pódio consecutivo e é o novo líder do campeonato enquanto persegue a sua primeira vitória do ano pela Nissan.

Guenther seguiu os três primeiros para terminar em quarto, e o próximo resultado notável do dia foi a subida de Dan Ticktum do 15º para o quinto lugar para a equipe ERT. Para alegria dupla da equipe anglo-chinesa, o companheiro de Ticktum, Sérgio Sette Câmara, conseguiu o sétimo lugar, atrás do Jaguar de Mitch Evans, que conquistou a pole position anterior.

Vergne terminou em oitavo, com Norman Nato (Nissan) e Stoffel Vandoorne (DS PENSKE) completando o top 10.

A corrida teve um recorde de nove líderes diferentes: Sébastien Buemi (Envision Racing), Robin Frijns (Envision Racing), Vergne, Da Costa, Bird, Vandoorne, Sacha Fenestraz (Nissan), Evans e Rowland. Um novo recorde de ultrapassagens também foi estabelecido em 544.

Rowland lidera o campeonato de pilotos com 78 pontos, cinco à frente de Dennis, enquanto Wehrlein, que terminou a corrida em 17º após o contato, está agora em terceiro lugar com mais cinco pontos. A Jaguar TCS Racing lidera a classificação de equipes à frente da Porsche, com 111 pontos a 108.

O fim de semana da Fórmula E em Misano será completado no domingo com a segunda corrida no circuito italiano.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.