Cresce a insatisfação da F1 com a FIA

segunda-feira, 30 de maio de 2022 às 16:53

FIA

A relação entre a FIA e da Fórmula 1 parece cada vez pior. O jornal britânico The Guardian relatou hoje, um dia depois do GP de Mônaco, que a mais importante categoria do automobilismo não está feliz com a forma como a FIA está procedendo em 2022. Segundo fontes, a Liberty Media teme que as decisões tomadas pelo órgão regulador prejudiquem o esporte.

Problemas em Mônaco também

Já houve uma série de incidentes nesta temporada e houve outro em Mônaco. Em primeiro lugar, o início da corrida de domingo à tarde foi atrasado em quase uma hora e depois houve uma relargada em movimento após a bandeira vermelha, ao invés de parada. A FIA afirmou que foi devido a sistemas de largadas defeituosos e também falta de energia, mas verdadeiro ou falso: as críticas foram enormes. Lewis Hamilton, por exemplo, falando que foi uma “vergonha” para os piloto de F1 a largada ter sido atrasada por causa da chuva.

A popularidade da Fórmula 1 disparou nos últimos anos, mas esses incidentes não fazem bem à imagem do esporte. É o enésimo incidente nesta temporada e a Fórmula 1 e a FIA, e em particular seu novo presidente Mohammed Ben Sulayem, parecem entrar em conflito cada vez mais. O fato de Ben Sulayem ter substituído Jean Todt não foi a melhor escolha, de acordo com a F1.

F1 e FIA diametralmente em lados opostos

A Fórmula 1 e a FIA se enfrentaram em várias ocasiões este ano. Aqui está uma lista dos incidentes de acordo com o The Guardian:

– O relatório da FIA sobre a controvérsia em torno do GP de Abu Dhabi de 2021 foi visto por muitos fãs, equipes e até pilotos como muito insatisfatório.

– A FIA foi envergonhada quando órgãos nacionais de corridas, como o Motorsport UK da Grã-Bretanha, proibiram equipes, participantes ou funcionários russos de participar de eventos no Reino Unido. A Fórmula 1 propôs imediatamente o cancelamento do GP da Rússia, mas a FIA demorou a agir.

– A proibição de joias não pegou bem. A medida é considerada uma interferência inútil. Acredita-se que Ben Sulayem insistiu em sua aplicação visando retaliar Lewis Hamilton pelo heptacampeão ter sido contra a realização de corridas de F1 na Arábia Saudita.

– Ben Sulayem se opôs pessoalmente ao acordo unânime entre a F1 (Liberty) e todas as equipes para aumentar o número de corridas curtas para seis no próximo ano. As equipes não ficariam muito felizes com isso, para dizer o mínimo. A FIA quer ver uma compensação financeira para aprovar.

– Em Miami, Esteban Ocon e Carlos Sainz falaram repetidamente sobre a substituição do muro de concreto na curva 14 por um construído em material Tecpro. A FIA recusou.

Dentro da Fórmula 1, altos funcionários gostariam de ver o papel da FIA severamente reduzido. Má publicidade é algo que se quer evitar em todos os momentos. Até agora, no entanto, eles não obtiveram sucesso, mas o movimento cresce, inclusive dentro das equipes.

AS - www.autoracing.com.br

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