Coulthard sobre Hamilton: Se fosse eu teria chutado o balde

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023 às 16:21

David Coulthard e Adauto Silva

Lewis Hamilton perdeu o título de 2021 após ‘erros humanos’ do ex-diretor de corrida Michael Masi.

O ex-piloto de Fórmula 1 David Coulthard saudou o heptacampeão mundial Lewis Hamilton como “fantástico”, depois de ser solicitado a dar sua opinião sobre como o piloto britânico lidou com a polêmica que se seguiu ao final da temporada de 2021.

Mas o próprio Coulthard disse que se fosse com ele, teria “chutado o balde” mesmo!

O piloto da Mercedes perdeu o título de 2021 na última volta do GP de Abu Dhabi, ao ser ultrapassado por Max Verstappen após uma brilhante investida do holandês.

Essa ultrapassagem, porém, nunca deveria ter acontecido; pelo menos não teria acontecido se as regras e o regulamento do esporte tivessem sido seguidos pelo ex-diretor de corrida Michael Masi.

Hamilton liderou praticamente toda a corrida e estava confortavelmente 11 segundos à frente para conquistar um inédito oitavo título mundial, antes de um safety-car ser necessário nas últimas voltas da corrida.

O safety-car foi entrou na pista depois que Nicholas Latifi bateu no setor final, resultando em todo o pelotão se aglomerando atrás de Hamilton.

E Masi estava com pressa para reiniciar a corrida antes da última volta, que se aproximava rapidamente.

A fim de reiniciar a corrida com uma volta restante, Masi primeiro disse que nenhum retardatário poderia descontar a volta, o que significa que cinco pilotos permaneceriam entre Hamilton e Verstappen, que estava em segundo. Isto estaria dentro do regulamento.

No entanto, momentos depois, pressionado por um diretor da Red Bull, Masi disse que apenas os cinco pilotos entre Hamilton e Verstappen teriam permissão para descontar a volta, algo que resultou em Hamilton chamando a corrida de “manipulada”.

Erros humanos

Masi mandou imediatamente o safety-car sair da pista para garantir que a última volta pudesse ocorrer sob condições de bandeira verde, o que significa que ele quebrou duas regras.

A primeira delas foi deixar apenas cinco carros descontarem a volta, com a regra categoricamente afirmando que são todos ou nenhum.

A segunda regra que foi quebrada por Masi foi que ele reiniciou a corrida instantaneamente depois de deixar os cinco carros ultrapassarem Hamilton.

Se ele tivesse seguido as regras, o safety-car teria completado mais uma volta antes de entrar nos boxes; no entanto, aquela volta adicional teria sido a última volta da temporada.

Se Masi tivesse seguido as regras, a corrida teria terminado atrás do safety-car, o que teria feito Hamilton vencer a corrida e o campeonato.

A corrida foi investigada pela FIA durante as férias de inverno após o término da temporada de 2021, com o veredicto de que Masi cometeu ‘erros humanos’.

Dado tudo o que aconteceu durante aquela noite no circuito de Yas Marina, Coulthard ficou seriamente impressionado com a forma como Hamilton se comportou; no entanto, ele acredita que a abordagem pós-corrida de Hamilton teria sido muito diferente se ele fosse mais jovem.

“A maneira como Lewis lidou com isso foi fantástica”, disse Coulthard a repórteres em um recente evento da Red Bull em Dublin.

“Talvez se ele fosse mais jovem, teria sido muito difícil fazer isso. Mas ele está com quase 40 anos, deve ter ‘contado até mil’ e acho que com a idade vem a maturidade.”

Chutado o balde

“O benefício da juventude é que você não quer saber, então não tem medo de nada. Conforme você envelhece, obviamente começa a entender as consequências e coisas assim. Mas acho que essa maturidade te permite lidar com diferentes situações.”

Embora Coulthard tenha elogiado Hamilton pela “maturidade” que demonstrou, ele admitiu que, se fosse ele na situação de Hamilton, “teria ficado louco”.

“Eu teria chutado o balde”, acrescentou.

“Eu ainda estaria reclamando ao Tribunal Europeu de Apelação!”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.