Cópias existem na F1 há décadas, diz Todt

sábado, 25 de julho de 2020 às 9:00

Jean Todt

O presidente da FIA Jean Todt diz que a prática de “copiar outras equipes” tem estado na Fórmula 1 “há décadas”. A sua declaração surge no meio da saga em torno da chamada “Mercedes cor-de-rosa” da Racing Point, com o protesto da Renault sendo apoiado oficiosamente por várias outras equipes.

O chefe desportivo de F1 Ross Brawn disse no início desta semana que “não há uma equipe no paddock que não tenha copiado algo de” um rival. A Racing Point, argumentando que concebeu o seu carro de 2020 a partir de fotografias detalhadas, levou o regulamento até ao limite com o seu carro que se assemelha fortemente ao da Mercedes do ano passado.

“Copiar outras equipes é algo que existe há décadas”, disse o presidente da FIA, Todt, ao jornal francês L’Equipe. “Todas as equipes têm isso em conta quando se trata dos seus projetos. Lembro-me de Adrian Newey vir sempre ver a Ferrari no grid”.

“Para uma equipe, fazer um protesto é bastante normal”, afirmou o antigo chefe da Ferrari. “A Red Bull fez o mesmo em Melbourne para verificar a legalidade do sistema DAS. Claro que é sempre melhor fazer um protesto no início do fim de semana em vez de o fazer depois”.

“Mas em caso de dúvida, é sempre necessário protestar. Depois, é sobre a interpretação dos regulamentos. As equipes que o interpretaram melhor foram as mais beneficiadas, mas é muito importante saber onde está o limite”, acrescentou Todt.

O antigo chefe da Mercedes Norbert Haug disse à Sky da Alemanha que espera que Sebastian Vettel se mude para a Racing Point, que se vai tornar Aston Martin, no próximo ano. “Eles são agora realmente a segunda força por detrás da Mercedes”, comentou ele.

“É um projeto inteligente, utilizando certamente uma fração do dinheiro que a Ferrari utiliza. Eles o fizeram de forma muito, muito inteligente”, finalizou o alemão.

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.