Copa Truck e TCR South America se unem para grande encontro em Goiânia

sábado, 13 de março de 2021 às 16:00

Copa Truck

A Copa Truck, maior campeonato de caminhões da América Latina, e o TCR South America, mais novo campeonato sul-americano de carros de turismo, anunciaram que compartilharão o circuito de Goiânia (GO) em um evento conjunto nos dias 22 e 23 de maio, formando uma incrível maratona de corridas que também incluirá a Copa Shell HB20 e o GT Sprint Race.

“Recebemos no final do ano passado um contato do Mauricio Slaviero, responsável pelas etapas brasileiras do TCR South America, propondo fazer a etapa inaugural junto com a Copa Truck. Imediatamente aceitamos a ideia pois para nós será uma honra receber aqui a estreia desta categoria que já faz sucesso em diversos países do mundo”, destaca Carlos Col, CEO da Mais Brasil Esportes, organizadora do evento.

“É muito importante para a TCR poder estrear seu campeonato junto com um evento tão grande como a Copa Truck, especialmente neste formato de um grande festival de velocidade que acontecerá em Goiânia. Gostaria de agradecer ao Carlos Col por toda a parceria e esforço para viabilizarmos esse evento em conjunto”, completa Mauricio Slaviero, promotor do TCR South America no Brasil.

Serão oito corridas em dois dias de atividades: enquanto o TCR fará as provas de abertura da temporada inaugural em solo goiano, a Copa Truck realizará sua terceira etapa, após ter disputado uma etapa dupla em Curitiba nos dias 10 e 11 de abril. Com o adiamento para novembro das disputas que aconteceriam neste fim de semana no Velocittá (SP), a Copa Shell HB20 e o GT Sprint Race começarão suas temporadas em Goiânia. Cada uma das quatro categorias alinhará para duas provas.

Copa Truck realiza testes de equalização em Interlagos

Restando pouco um mês para o início da temporada 2021, a Copa Truck realizou  testes técnicos no Autódromo de Interlagos com a presença de caminhões de três marcas diferentes: Mercedes-Benz, Iveco e Volkswagen.

Participaram do treino três equipes: AM Motorsport, representando a Mercedes, R9, pela Volkswagen, e Usual Racing, pela Iveco. Wellington Cirino, Paulo Salustiano, Djalma Pivetta e Felipe Giaffone estiveram entre os que conduziram as atividades na pista.

Os três times avaliaram simultaneamente alguns ítens importantes, entre eles um novo sensor eletrônico de detecção de fumaça, além de restritores de potência e de pressão do turbo. A sessão, que durou todo o dia, contou com a presença de um comissário técnico da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), que acompanhou todo o movimento com o objetivo de validar esse sistema para a nova temporada.

“Venho trabalhando intensamente com um caminhão de cada marca no dinamometro de rolo, fazendo uma série de testes e avaliações, e precisavamos validar esses números na pista – principalmente esse sensor de fumaça, conectado a um datalogger separado do esquema da gestão eletrônica dos caminhões – e ficamos felizes com o resultado”, diz Carlos Col, CEO da Mais Brasil Esportes, organizadora do campeonato.

“Claro, ainda falta evolução, testes de pista, o ajuste fino de tudo isso, mas estamos em um bom caminho para zerar a fumaça. Isso também faz com que a potência caia, a vida útil dos motores aumente e os custos baixem, dando chance a nós, da organização, de fazer uma avaliação geral de performance e do nível de competição de todas as marcas”, explica Col.

Os pilotos que participaram da sessão também avaliaram os resultados. “Usamos restritores para testar performance, válvula de alívio para pressão do turbo e colhemos muitos dados em relação à fumaça. Eu achei muito produtivo, pois as três marcas que testaram hoje não fizeram fumaça, então acho que a categoria acertou ao colocar um sensor nos caminhões”, diz Felipe Giaffone.

“É claro que a organização respeita e valoriza a competência e o trabalho de engenharia das equipes e das fábricas e estamos em uma competição de caminhões. Porém, o trabalho da organização tem três objetivos: reduzir substancialmente a fumaça, reduzir custos durante uma temporada e ter um melhor equilibrio e competição para entregar aos fãs da categoria do Brasil e do mundo com as transmissões pela internet”, completa Col.

A etapa de abertura da temporada 2021, que será uma rodada dupla, está marcada para os dias 10 e 11 de abril em Curitiba (PR). Confira o calendário:

Etapa 1 – 11/04 – Curitiba (PR)
Etapa 2 – 23/05 – Goiania (GO)
Etapa 3 – 27/06 – Interlagos (SP)
Etapa 4 – 18/07 – Cascavel (PR)
Etapa 5 – 15/08 – Tarumã (RS)
Etapa 6 – 03/10 – Potenza (MG)/Alternativa
Etapa 7 – 05/12 – Curitiba (PR)

EB - www.autoracing.com.br

Tags
,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.