Copa Truck – Beto Monteiro e Leandro Totti conquistam vitórias históricas em Londrina
domingo, 13 de abril de 2025 às 19:50
Beto Monteiro
O segundo capítulo da maior temporada da história da Copa Truck Petrobras foi concluído neste domingo (13) de duas corridas emocionantes no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, no norte do Paraná. O alto nível técnico do grid e a instabilidade climática garantiram uma rodada de fatos notáveis. Beto Monteiro consolidou sua condição de ‘Rei de Londrina’ e venceu pela quarta vez na pista de 3.135 metros na categoria dos ‘brutos’ a bordo do Volkswagen Meteor #88 da equipe R9 Competições. Já a Corrida 2 foi vencida por um dos donos da casa neste fim de semana. Depois de inúmeras tentativas, finalmente Leandro Totti triunfou na pista correndo de caminhão e subiu ao topo do pódio após cruzar a linha de chegada com o Iveco S-Way da Vannucci Racing, equipe que também acelerou em casa nesta jornada.
Com bom público no complexo esportivo localizado na Capital do Café, a Copa Truck Petrobras conviveu o tempo todo com a possibilidade de chuva ao longo deste domingo. A pista ficou úmida em razão de uma garoa minutos antes da largada, mas a chuva somente deu as caras pra valer em Londrina depois da bandeirada, quando os melhores pilotos faziam a festa no pódio.
Dono de uma vitória e uma terceira colocação, Leandro Totti foi o maior pontuador da etapa, com 38 pontos. E o atual campeão, Felipe Giaffone, marcou um segundo e um quarto lugares e assumiu a liderança da tabela de pontos com 62 tentos, um a mais que André Marques. Raphael Abbate fecha o top-3 da ordem do campeonato após quatro corridas.
Quatro vezes Beto: uma discreta garoa deu as caras pouco antes da abertura de boxes fez a direção de prova determinar a corrida em condição de chuva no momento em que o asfalto estava úmido em alguns setores do traçado de 3.135 metros.
A condição úmida da pista tornou a largada uma grande incógnita em Londrina, com uma primeira fila formada por dois dos mais ‘cascudos’ pilotos do grid: Beto Monteiro na pole e Leandro Totti em segundo. O ‘Marvado’ fez jus ao apelido, passou o bicampeão por fora e assumiu a ponta logo no início da prova.
Foi uma corrida de disputas contundentes, como a de Paulo Salustiano e Bia Figueiredo, e de forte escalada do atual campeão Felipe Giaffone, que iniciou a prova em oitavo e ocupava a quinta posição depois de cinco voltas. Na frente, Totti não conseguiu abrir vantagem e possibilitou a aproximação de Beto Monteiro, Danilo Dirani e Roberval Andrade, que vinham logo atrás.
Com performance ligeiramente melhor, o pernambucano passou Totti e reassumiu o primeiro lugar. O piloto da Vannucci Racing perdeu ritmo de forma gradual e foi ultrapassado por Dirani na sequência. O top-3 foi mantido depois da relargada, que teve ainda um embate entre Totti e Roberval Andrade na disputa pelo terceiro lugar. Giaffone tirou proveito da situação e subiu uma posição para assumir o quarto posto.
O safety truck interveio novamente após Maicon Roncen (Elite) ter ficado parado na pista. Foi uma bandeira amarela breve, e Leandro Totti aproveitou a nova relargada e chegou a passar Dirani, mas o paulista retomou o segundo lugar. A vitória ficou com Beto Monteiro, pela quarta vez em Londrina, e Totti completou o pódio. Giaffone terminou em quarto, seguido por Raphael Abbate, Jaidson Zini, André Marques e Victor Franzoni, que obteve o direito de largar na frente na Corrida 2.
O brilho do ‘Marvado’: a prova mais ‘pegada’ da etapa reservou muitas emoções em Londrina. Foram muitas batalhas ao longo da corrida, como foi entre Leandro Totti e Jaidson Zini e Paulo Salustiano e Beto Monteiro.
Com toda sua experiência, André Marques fez a ultrapassagem em cima de Franzoni e assumiu a ponta. O jovem da Tiger Team perdeu performance e caiu para quinto lugar. Na frente, além de Marques, outros dois grandes da Copa Truck Petrobras: Leandro Totti superou Felipe Giaffone e subiu para a segunda posição.
Imparável, Leandro Totti partiu rumo à vitória depois de passar André Marques. Felipe Giaffone andou perto, esboçou uma pressão final, mas ficou com a segunda colocação. Primeira vitória do ‘Marvado’ correndo em casa, Londrina, terminando 0s456 à frente do tricampeão, com André Marques em terceiro, Raphael Abbate em quarto e Victor Franzoni completando o pódio.
Confira os resultados das corridas deste domingo em Londrina na classe Super Truck Pro:
Corrida 1
1º – Beto Monteiro (R9 Competições/Volkswagen), 14 voltas em 28min09s201
2º – Danilo Dirani (Iveco Usual Racing/Iveco), a 1s740
3º – Leandro Totti (Vannucci Racing/Iveco), a 2s761
4º – Felipe Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 3s821
5º – Raphael Abbate (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 5s889
6º – Jaidson Zini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 6s531
7º – André Marques (R9 Competições/Volkswagen), a 7s333
8º – Victor Franzoni (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 8s349
9º – Danilo Alamini (R9 Competições/Volkswagen), a 9s132
10º – Evandro Camargo (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 9s504
11º – Wellington Cirino (Iveco Usual Racing/Iveco), a 10s297
12º – Bia Figueiredo (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 10s828
13º – Débora Rodrigues (R9 Competições/Volkswagen), a 12s877
14º – Paulo Salustiano (R9 Competições/Volkswagen), a 14s813
15º – Roberval Andrade (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 1 volta
16º – Adalberto Jardim (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), a 1 volta
17º – Pedro Paulo Fernandes (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 1 volta
18º – Felipe Tozzo (Dakar Motorsport/Iveco), a 1 volta
19º – Alberto Cattucci (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 1 volta
20º – Luiz Lopes (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 3 voltas
Não completaram
Fabio Fogaça (Tokio Petro Racing/Mercedes-Benz), a 7 voltas
Thiago Rizzo (R9 Competições/Volkswagen), a 7 voltas
Corrida 2
1º – Leandro Totti (Vannucci Racing/Iveco), 10 voltas em 23in01s184
2º – Felipe Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 0s456
3º – André Marques (R9 Competições/Volkswagen), a 4s394
4º – Raphael Abbate (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 5s032
5º – Victor Franzoni (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 5s675
6º – Bia Figueiredo (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 6s520
7º – Danilo Alamini (R9 Competições/Volkswagen), a 13s117
8º – Evandro Camargo (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 14s026
9º – Pedro Paulo Fernandes (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 15s707
10º – Wellington Cirino (Iveco Usual Racing/Iveco), a 16s382
11º – Danilo Dirani (Iveco Usual Racing/Iveco), a 17s888
12º – Thiago Rizzo (R9 Competições/Volkswagen), a 21s392
13º – Débora Rodrigues (R9 Competições/Volkswagen), a 22s459
14º – Alberto Cattucci (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 24s165
15º – Adalberto Jardim (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), a 48s622
16º – Beto Monteiro (R9 Competições/Volkswagen), a 3 voltas
17º – Jaidson Zini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 3 voltas
Não completaram
Luiz Lopes (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 6 voltas
Paulo Salustiano (R9 Competições/Volkswagen), a 7 voltas
Felipe Tozzo (Dakar Motorsport/Iveco), a 10 voltas
Roberval Andrade (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), não largou
Fabio Fogaça (Tokio Petro Racing/Mercedes-Benz), não largou
Nicolas Giaffone e Jô Dias vencem em dia de sorte e revés na Elite em Londrina
A Copa Truck Petrobras concluiu neste domingo (13) a segunda etapa da temporada 2025 com desfechos surpreendentes na classe Super Truck Elite em Londrina. A pista de 3.135 do Autódromo Internacional Ayrton Senna foi palco de vitórias conquistadas por Nicolas Giaffone, a bordo do Volkswagen da R9 Competições na Corrida 1, enquanto Jô Augusto Dias, também com ‘bruto’ da Volks, faturou o triunfo na prova complementar da rodada disputada no norte do Paraná.
Nas duas corridas, os vencedores estavam no lugar certo e na hora exata para tirar proveito de revezes sofridos por pilotos que despontavam para o triunfo. Dono do melhor desempenho nos treinos durante o fim de semana, Pedro Perdoncini (Mercedes-Benz da ASG Motorsport) havia ultrapassado Nic Giaffone na Corrida 1 e liderava quando enfrentou uma quebra e teve de abandonar.
A vitória na agitada Corrida 2 parecia ter destino certo quando Rodrigo Taborda fez a ultrapassagem sobre Felipe Gama e abriu vantagem até confortável na frente. Correndo em casa, o paranaense ficou muito perto de comemorar conquista marcante para a Vannucci Racing, sediada em Londrina, mas uma quebra em seu Volvo fez o primeiro lugar mudar de lado e ficar com Jô Dias, que se recuperou depois de um começo complicado de temporada.
Em contrapartida, quem vive grande fase é Diogo Moscato. Novamente com dois segundos lugares, o soteropolitano repetiu a campanha na etapa de Campo Grande e continua na liderança do campeonato. O piloto do Iveco #54 da Scuderia Chiarelli tem agora 72 pontos, contra 68 de Nic Giaffone. Em terceiro estão empatados Leo Rufino e Arthur Scherer, ambos com 56, e Felipe Gama é o quinto, com 44.
Revés muda história: prevista pela meteorologia desde o começo do fim de semana, a chuva deu as caras de forma discreta momentos antes da abertura de boxes. A situação levou a direção de prova a determinar corrida com condição de chuva no momento em que o asfalto estava úmido em alguns setores do traçado de 3.135 metros.
O grid da Elite acelerou em Londrina desfalcado de Hugo Cibien. O piloto da Vannucci Racing sofreu forte acidente no Top Qualifying do último sábado, teve o seu caminhão Volvo avariado e sofreu uma fratura no dedo médio da mão direita, o que inviabilizou a sequência da etapa para o capixaba.
Nicolas Giaffone largou na pole e sustentou a liderança nas primeiras voltas. Mas Pedro Perdoncini fez valer a melhor performance em todo o fim de semana para assumir o primeiro lugar com bela manobra. O paranaense passou e abriu vantagem sólida na ponta, enquanto Diogo Moscato era o terceiro.
A jornada de Perdoncini parecia ter a vitória como destino certo, mas um problema em seu Mercedes-Benz colocou o triunfo a perder. O piloto teve de abandonar a prova na reta oposta e fez a direção de prova acionar o safety truck. Giaffone retomou o primeiro lugar, com Moscato em segundo e Leo Rufino fechando o top-3.
As voltas finais reservaram um grande duelo entre Nic Giaffone e Diogo Moscato. No fim, vitória para o estreante da R9 Competições/Volkswagen por apenas 0s513 de vantagem para o Iveco da Scuderia Chiarelli. Leo Rufino foi o terceiro, seguido por Arthur Scherer e Jô Augusto Dias. Rodrigo Taborda foi o sexto, à frente de Daniel Kelemen e Felipe Gama, que largou na ponta da Corrida 2.
Jô reage com vitória: a emocionante segunda prova da etapa começou muito bem para Taborda, que passou Daniel Kelemen e subiu para P2, só atrás de Felipe Gama. Os dois travaram empolgante duelo que teve como vitorioso o Volvo #33 da Vannucci Racing. Desta forma, o paranaense Taborda assumiu a liderança correndo em casa.
Taborda passou e abriu vantagem para Felipe Gama, que teve de se segurar da pressão exercida por Daniel Kelemen e Arthur Scherer, que vinham em terceiro e quarto.
A vitória na Elite parecia ter endereço certo, mas tudo mudou quando Taborda enfrentou problemas em seu Volvo e teve de abandonar a corrida. Gama voltou ao primeiro lugar, mas não por muito tempo, já que o piloto foi superado em seguida por Jô Augusto Dias. Em grande fase, Diogo Moscato subiu para segundo após deixar Arthur Scherer para trás, enquanto Nic Giaffone era o sexto.
Depois de um começo complicado de temporada, Jô Augusto Dias deu a volta por cima com a vitória na Corrida 2. Moscato garantiu uma muito positiva segunda posição e Felipe Gama foi o terceiro. Arthur Scherer finalizou em quarto e Leo Rufino completou o top-5.
A terceira das nove etapas previstas para a temporada 2025 da Copa Truck Petrobras está marcada para os dias 17 e 18 de maio e terá lugar no Autódromo de Interlagos, o ‘templo do automobilismo brasileiro’, em São Paulo.
Confira os resultados das corridas deste domingo em Londrina na Super Truck Elite
Corrida 1
1º – Nicolas Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), 14 voltas em 28min22s981
2º – Diogo Moscato (Scuderia Chiarelli/Iveco), a 0s513
3º – Leo Rufino (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 2s747
4º – Arthur Scherer (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 3s165
5º – Jô Augusto Dias (R9 Competições/Volkswagen), a 4s367
6º – Rodrigo Taborda (Vannucci Racing/Volvo), a 6s478
7º – Daniel Kelemen (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 6s984
8º – Felipe Gama (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 7s918
9º – Djalma Pivetta (Iveco Usual Racing/Iveco), a 8s371
10º – Ricardo Alvarez (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 9s162
11º – Marcio Giordano (Scuderia Chiarelli/Iveco), a 14s782
12º – Kleber Eletric (Eletric Truck/Scania), a 21s781
13º – Maurício Arias (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), a 34s089
14º – Thaline Chicoski (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 39s535
15º – Juca Bala (Eletric Truck/Scania), a 4 voltas
Não completaram
Maicon Roncen (Tokio Petro Racing/Mercedes-Benz), a 5 voltas
Pedro Perdoncini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 8 voltas
Corrida 2
1º – Jô Augusto Dias (R9 Competições/Volkswagen), 10 voltas em 23min33s488
2º – Diogo Moscato (Scuderia Chiarelli/Iveco), a 1s591
3º – Felipe Gama (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 4s657
4º – Arthur Scherer (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 5s617
5º – Leo Rufino (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 6s223
6º – Nicolas Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 6s375
7º – Djalma Pivetta (Iveco Usual Racing/Iveco), a 9s375
8º – Ricardo Alvarez (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 14s953
9º – Daniel Kelemen (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 15s366
10º – Kleber Eletric (Eletric Truck/Scania), a 15s574
11º – Juca Bala (Eletric Truck/Scania), a 29s765
12º – Maurício Arias (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), a 1min24s244
13º – Marcio Giordano (Scuderia Chiarelli/Iveco), a 1 volta
Não completaram
Rodrigo Taborda (Vannucci Racing/Volvo), a 5 voltas
Thaline Chicoski (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 6 voltas
Maicon Roncen (Tokio Petro Racing/Mercedes-Benz), a 10 voltas
2025, Copa Truck, londrina
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.