Copa Fiat pode revelar tricampeão brasileiro após 11 anos

terça-feira, 30 de outubro de 2012 às 15:39
Cacá Bueno em 2012

Cacá Bueno

Onze anos depois da conquista do tri de Chico Serra na Stock Car em 2001, o automobilismo brasileiro poderá conhecer no próximo fim de semana o primeiro piloto a ganhar um campeonato por três vezes consecutivas. É o que acontecerá caso o líder Cacá Bueno confirme o favoritismo na sexta e última rodada dupla da Copa Fiat, marcada para o circuito gaúcho do Velopark, em Nova Santa Rita.

Campeão em 2010 e 2011, anos iniciais em que a série de turismo do Racing Festival correu com a denominação de Trofeo Linea, Cacá chega à batalha decisiva com uma vantagem relativamente confortável sobre o segundo colocado André Bragantini. Lidera com 128 pontos e zero a descartar dos dois piores resultados. Vice na temporada inaugural e quinto no ano passado, Bragantini tem 124, mas perde 10 com a eliminação obrigatória. Dependendo das posições finais da primeira bateria deste domingo, Cacá poderá alinhar na segunda já com a fatura liquidada.

Os duelistas são os únicos ainda com chances matemáticas, depois da passagem da Copa Fiat pela Capital Federal no mês passado. E fizeram por merecer, já que ao longo da temporada só encontraram resistência por parte de Christian Fittipaldi – vencedor das duas corridas em Goiânia. Com as cinco vitórias em 2012, Cacá alcançou o total de 13 na categoria, números que reforçam sua condição de principal nome da Copa Fiat. Comanda também o ranking de poles – oito no geral e três neste ano. Bragantini é o segundo piloto com mais vitórias – 6 – e poles – 4 – na história da competição. Neste ano, o representante da Pater Racing ganhou três provas e saiu na frente uma vez.

Além de assistir à definição do título pela terceira vez seguida – o campeonato foi encerrado em Santa Cruz do Sul em 2010 e no Velopark na temporada passada -, o público gaúcho verá as outras atrações do Racing Festival. Completam a programação o fechamento do calendário da R1 GP 1000, categoria de motos promovida pela Yamaha, o show de freestyle da equipe de Jorge Negretti e o sorteio de um Uno Vivace 0K entre os torcedores. Não haverá cobrança de ingressos e as atividades de pista serão abertas no sábado, com a realização dos treinos livres e classificatórios.

A classificação do campeonato: 1, Cacá Bueno, 128 pontos; 2, André Bragantini, 124; 7, Christian Fittipaldi, 76; 4, Giuliano Losacco, 66; 5, Cesinha Bonilha, 45; 6, Popó Bueno, 38; 7, Ulisses Silva, 37; 8, Wellington Justino, 34; 9, Clemente Faria e Leonardo Nienkötter, 28; 11, Luir Miranda, 20; 12, Thiago Camilo, 18.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.