Copa Fiat estreia no anel externo de Brasília

quarta-feira, 3 de outubro de 2012 às 15:30
Popó Bueno em 2012

Popó Bueno

Depois de dois anos de utilização do traçado completo com 5.475 metros de comprimento, a rodada dupla da Copa Fiat neste fim de semana no Autódromo Internacional Nelson Piquet (Brasília) será disputada pelo anel externo. A decisão de levar a série de turismo do Racing Festival para a variante de 2.919 metros de extensão foi tomada não apenas para experimentar uma nova opção de circuito, como também para aumentar ainda mais o já característico equilíbrio da categoria. Com apenas quatro curvas para a direita, a tendência é uma acentuada redução na diferença de tempos entre os pilotos.

A novidade provocará uma profunda alteração no acerto dos carros. “O conceito mudará totalmente”, assegura William Lube, chefe da GT Racing/Itaú, equipe do bicampeão e atual líder Cacá Bueno e seu irmão Popó. “Os pilotos vão correr com um carro torto, com modificações na altura e cambagens diferentes nas rodas dos dois lados”, continua. O desgaste dos pneus também não será uniforme, já que os do lado esquerdo serão submetidos a exigências muito mais elevadas.

Lube admite que o circuito misto seria mais favorável à sua equipe, com base no retrospecto na Capital Federal. “Temos uma ótima receita de acerto. Já ganhamos em Brasília nos dois anos anteriores. Como ninguém andou lá com este carro, a tendência é de um nivelamento maior, principalmente na segunda bateria. Na primeira, imagino que as equipes que estão à frente no campeonato continuarão levando o favoritismo”, aponta Lube, cuja organização está sediada em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro.

A experiência dos pilotos que já conhecem o anel externo de Brasília pode compensar a redução da superioridade técnica. “O pessoal que correu aqui pela Stock Car, como são os casos do Cacá e do Popó, deve sair na frente. Este traçado será o de maior velocidade média da Copa Fiat. Com isso, é preciso ter confiança no carro e leva um pouco mais de tempo para pegar a mão. Quem tem mais experiência neste tipo de circuito levará vantagem”, aposta.

A programação da quinta e penúltima rodada dupla será aberta sábado, com a realização das duas baterias de treinos livres e da tomada classificatória para a 9ª etapa, cuja largada está prevista para as 10h05 de domingo. A segunda bateria, com inversão dos oito primeiros do grid em relação à ordem de chegada da prova inicial, começará às 13h25, com transmissão ao vivo pelo SporTv e a cobertura direta do site www.brmtv.com.br. Os ingressos poderão ser trocados por dois quilos de gêneros alimentícios nas bilheterias do autódromo no sábado e domingo. Além da Copa Fiat, o Racing Festival terá também as corridas da Yamaha R1 GP 1000, espetáculo de freestyle e o sorteio de um Uno Vivace para os torcedores.

Constantino dá o toque local à etapa de Brasília

A exemplo do ano passado, quando Geraldo Piquet fez as honras da casa numa participação isolada, o brasiliense Renato Constantino será o representante do Distrito Federal na rodada dupla da Copa Fiat neste fim de semana no Autódromo Internacional Nelson Piquet. Um dos destaques do regional de marcas, Constantino correrá pela Quality Sports na vaga do goiano Rogério Castro, ausente da quinta etapa por motivo de viagem ao exterior.

Aos 40 anos de idade, Constantino retomou no início da temporada uma carreira interrompida em 2002, quando participou do primeiro campeonato da extinta Copa Clio. Até agora, disputou quatro corridas em Goiânia e Brasília, com o melhor resultado sendo uma vitória na prova mais recente na capital da República. A familiaridade com o conceito do carro da Copa Fiat e a familiaridade com o anel externo, pela primeira vez adotado na categoria, contribuíram para aceitar o desafio de medir forças contra diversos dos melhores pilotos brasileiros, como Cacá Bueno, André Bragantini, Christian Fittipaldi, Giuliano Losacco e tantos outros. “A chance apareceu e resolvi aproveitar. Carros de tração dianteira, como os da Copa Fiat, são os que mais gosto. Além disso, o equilíbrio e a competitividade da categoria também pesaram”, justificou.

Constantino travará o contato inicial com o Linea de competição na abertura dos treinos livres no sábado. Serão duas sessões de uma hora, antecedendo à tomada classificatória do meio da tarde. Espera uma adaptação tranquila ao modelo de turismo do Racing Festival, mas ressalta que uma carga adicional de hora de pista seria bem-vinda. “Pelo que conheço da Copa Fiat, acredito que não seja difícil pegar a mão. No entanto, um treininho a mais seria útil para sentir o carro. Tenho visto as corridas pela televisão e dá para perceber que a categoria é mais disputada que as similares, com maior alternância de vencedores”, continuou Constantino, que será apoiado por Podium Race, Dr. Colchão, Polytotal Tyres, AGP&BGP Participações, Jornal da Comunidade, Vila Suíça, Lettieri Imóveis e Modena Imports.

Sem fazer qualquer prognóstico a respeito de suas possibilidades na estreia – “vamos ver primeiro como serão os treinos iniciais”, desconversa -, Constantino não descarta a hipótese de se retornar à Copa Fiat na última etapa do calendário, marcada para 4 de novembro, no Rio Grande do Sul. No momento, o acordo com a Quality Sports é válido apenas para Brasília. “Quem sabe? Vai depender de como as coisas acontecerem aqui…”, admitiu.

EB - www.autoracing.com.br

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