Copa de Marcas & Sustentabilidade

sexta-feira, 12 de julho de 2013 às 16:26
Ricardo Maurício

Ricardo Maurício no Brasileiro de Marcas

Seguindo as mais recentes tendências de sustentabilidade ambiental no esporte, a Copa Petrobras de Marcas dará um importante passo no campeonato de 2013 promovendo a sua primeira compensação integral das emissões de gases de efeito estufa. Através da parceria com a empresa GFAI/GSS, todas as etapas deste ano serão também marcadas por essa iniciativa altamente positiva para o meio ambiente.

A Copa Petrobras de Marcas traz de volta às pistas nacionais a disputa entre modelos de fábrica de diversas montadoras, com a participação das principais marcas presentes no Brasil (Chevrolet, Ford, Mitsubishi, Honda e Toyota). São realizadas duas provas por domingo, o que possibilita a participação opcional de duplas, pois os pilotos podem se revezar no cockpit do mesmo carro. Estão em disputa o título do Brasileiro de Marcas, o de equipes e outro de pilotos.

A avaliação da emissão de CO2 das etapas do campeonato será feita seguindo os mais rígidos preceitos técnicos e metodológicos, garantindo maior precisão e confiabilidade nos resultados. A partir deste diagnóstico é realizada posteriormente a compensação através de créditos de carbono certificados e auditados por entidades credenciadas junto às Nações Unidas.

“Para o inventário das emissões decorrentes da realização de cada prova da Copa Petrobras de Marcas serão consideradados desde o consumo geral de eletricidade nos autódromos, deslocamentos das equipes participantes, resíduos orgânicos gerados nas provas, efluentes sanitários e a gasolina utilizada nos carros de corrida e nos veículos de apoio”, diz Magno Maciel, diretor da GFAI/GSS.

Depois do cálculo das emissões de CO2, a neutralização deste impacto será possível através do uso de créditos de carbono criados por uma série de projetos por todo o Brasil. Esses créditos são derivados de projetos de alta qualidade e registrados no VCS (Voluntary Carbon Standard) e validados no âmbito dos rígidos requisitos de credibilidade das metodologias da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima – CQNUMC (do original em inglês, United Nations Framework Convention on Climate Change).

Segundo Andrea Simi, responsável pela área comercial da VICAR, “essa é uma iniciativa importante para os participantes diretos do campeonato e também para todas as marcas e empresas envolvidas, pois mostra que estamos alinhados com as preocupações ambientais de toda a sociedade”.

Abaixo o calendário da temporada 2013:

7 de abril – São Paulo (SP)
21 de abril – Brasília (DF)
21 de julho – São Paulo (SP)
25 de agosto – Curitiba (PR)
29 de setembro – Brasília (DF)
27 de outubro – Tarumã (RS)
17 de novembro – Cascavel (PR)
1° de dezembro – Goiânia (GO)

EB - www.autoracing.com.br

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