Confiabilidade do motor Mercedes não preocupa Brown
sexta-feira, 21 de janeiro de 2022 às 10:35Zak Brown, da McLaren, diz que a Mercedes está confiante de que resolveu os problemas de confiabilidade que afetaram suas unidades de potência perto do final da temporada 2021.
O Mercedes tem sido a referência em termos de potência e confiabilidade ao longo da era híbrida, mas o motor de combustão interna (ICE) se mostrou problemático em 2021 e resultou em várias punições no grid para Valtteri Bottas e Lewis Hamilton.
Curiosamente, os problemas pareceram afetar mais a equipe de fábrica do que suas clientes, mas Brown ainda está satisfeito porque os relatos iniciais de Brixworth (fábrica de motores da Mercedes no Reino Unido) são tranquilizadores.
“Eles estão se sentindo bem com seu desenvolvimento”, declarou Brown à Autosport. “Felizmente, nós tivemos uma boa confiabilidade no ano passado. Como você sabe, a confiabilidade não depende só da UP”.
“Eu acho que nosso pessoal fez um bom trabalho com a UP no primeiro ano, então talvez nosso nível de preocupação com a confiabilidade não tenha sido tão alto quanto o dos outros”.
“Eu conversei com Toto (Wolff, chefe da Mercedes) na semana passada sobre isso e ele estava bastante otimista. Creio que a corrida das UPs está mais acirrada do que nunca, mas eu não estou preocupado com isso”.
Já no final de 2021, Wolff começou a demonstrar sinais de confiança de que o departamento de motor havia identificado os problemas.
“Eu acredito que nós superamos o problema de confiabilidade que tivemos”, declarou Wolff à mídia. “Não vimos mais o fenômeno ocorrer, o que é um bom passo à frente. Espero que estejamos em uma boa trajetória no aspecto da confiabilidade”.
A maior mudança no motor durante o inverno é adaptá-lo à nova mistura do combustível – a Fórmula 1 introduz o E10 neste ano, com o conteúdo de etanol aumentando de 5 para 10%.
A Mercedes perdeu Andy Cowell, chefe de motores, há dois anos, mas Wolff negou que sua saída teve um impacto na confiabilidade usual.
“A força de nossa organização está na profundidade”, afirmou Wolff. “Andy claramente é uma personalidade excepcional que contribuiu em seu período, mas Hywel (Thomas) e todos ao lado dele também são”.
“Eu tenho 100% de confiança na estrutura que possuímos hoje. Os desenvolvimentos do motor não acontecem da noite para o dia. Há muito tempo de espera quando as coisas dão certo ou errado”.
confiabilidade, mclaren, mercedes, motor, toto wolff, zak brown
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.