Condição de Kubica é estável, mas séria

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011 às 10:54

r_kubica.3
Robert Kubica foi colocado em coma induzido na noite passada na tentativa de ajudar sua recuperação dos sérios ferimentos sofridos em um acidente de rally no domingo.

O piloto da Renault sofreu múltiplas fraturas em seu braço e sua perna direitos, além de cortes severos em seu antebraço, depois de bater no rally Ronde di Andora. Entende-se que os ferimentos ocorreram quando um guard-rail penetrou no cockpit de seu Skoda Fabia e o atingiu.

Kubica passou por uma operação de sete horas na tarde de domingo no Hospital Santa Corona, em Pietra Ligure, para tentar salvar o uso de sua mão direita – e sua condição é considerada séria, mas estável.

Os médicos também o colocaram em coma induzido, mas ele poderá ser acordado em algum momento desta segunda-feira dependendo de seu progresso durante a noite.

O professor Mario Igor Rossello, especialista em mãos que operou Kubica, ficou encorajado com a cirurgia, mas admitiu que é cedo demais para dizer como será a recuperação do piloto.

“Foi uma operação muito importante e difícil”, disse ele. “O antebraço direito de Robert Kubica sofreu cortes em dois lugares, com lesões significativas nos ossos e tendões. Fizemos o nosso melhor para reconstruir as funções do antebraço”.

“Foram necessários sete médicos, divididos em duas equipes, e um total de sete horas para completar a operação. Uma equipe foi a força tarefa de emergência do hospital de San Paolo (Savona), que normalmente é apontada para tratar esse tipo de ferimento, enquanto a outra veio do departamento ortopédico do Hospital Santa Corona (Pietra Ligure)”.

“Ao final da operação, a mão de Robert estava bem vascularizada e quente, o que é encorajador. Após a cirurgia, Robert Kubica continuará em monitoração permanente durante a noite, porque sua condição continua séria”.

LS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.