Como será a classificação diferente em Imola

segunda-feira, 15 de maio de 2023 às 11:26

Imola

A classificação do GP da Emília Romanha em Imola neste fim de semana terá regras revisadas no que diz respeito ao uso dos pneus.

Além da redução do número total de jogos por piloto, o composto do pneu em cada segmento será predeterminado.

Atualmente, os pilotos têm liberdade para utilizar qualquer composto durante cada fase da classificação – apesar da maioria normalmente preferir a borracha mais macia devido à maior aderência instantânea.

Entretanto, isso mudará em Imola. No Q1, os pilotos serão forçados a usar os pneus duros, e aqueles que avançarem para o Q2 só poderão andar com o médio. Só os 10 que passarem para o segmento final terão a chance de utilizar os macios.

Além disso, o número total de pneus slick disponíveis para cada piloto será reduzido de 13 para 11 jogos.

Isso significa que eles terão acesso a três jogos de duros, quatro de médios e quatro de macios nos três treinos livres, na classificação e na corrida. A alocação de pneus de chuva e intermediários permanece inalterada.

O esquema provavelmente poupará dois jogos de pneus por carro a cada fim de semana de corrida, o que se tornaria um total de 46 jogos em uma temporada inteira.

Com um grid de 20 carros em mente, quase 1000 pneus não precisariam ser fabricados ou enviados para todo o mundo, ajudando a Pirelli a reduzir sua pegada de carbono.

A alteração, concordada no ano passado sob um plano de “Alocação Alternativa de Pneus” com a contribuição da Pirelli, dos detentores dos direitos comerciais, das equipes e da FIA.

Ela será adotada em mais uma prova no final da temporada 2023, depois que a Pirelli tiver a chance de avaliar os dados coletados, com a introdução de corridas adicionais sendo possível para 2024.

A Pirelli também anunciou recentemente que terá uma nova especificação de pneus a partir do GP da Inglaterra.

As equipes fornecem à fabricante seus dados de performance esperada, que são usados para fabricar pneus capazes de suportar as cargas especificadas.

No entanto, as equipes estão superando suas próprias expectativas, como ficou evidenciado pelo tempo da pole em Miami quase dois segundos mais rápido do que em 2022.

Portanto, com circuitos bastante exigentes para os pneus como Silverstone, Spa-Francorchamps, Zandvoort e Suzuka na segunda metade da temporada, a Pirelli pediu a aprovação da FIA para trazer os pneus atualizados, que serão a base do projeto de 2024.

As equipes poderão testá-los pela primeira vez durante os treinos livres para o GP da Espanha no começo de junho.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.