Como funciona um alternador de um Formula 1

terça-feira, 18 de setembro de 2012 às 15:20
Alternador

Alternador

Assim como os carros de rua, os carros de F1 precisam de eletricidade para alimentar seus sistemas de bordo. Com grande dependência de eletrônica e bombas de combustível especiais, os F1 atuais consomem uma grande quantidade de eletricidade. Mais uma vez, como em carros de rua, os F1 usam um alternador para converter o movimento mecânico do motor em geração de eletricidade.

Um alternador é um gerador simples que usa enrolamentos de cobre em rotação e ímãs estacionários para gerar energia elétrica. Esta é alimentada através de um regulador de tensão para fornecer fonte de 12v para os sistemas dos carros e sua respectiva pequena bateria. Como o motor está sempre em rotações altas o alternador fornece energia mais do que suficiente para os sistemas eletrônicos. Portanto, a bateria interna é pequena, semelhante a uma bateria de laptop e está lá simplesmente para proporcionar algum buffer no fornecimento de energia elétrica para os carros. Então, quando o alternador falha, a bateria logo perde carga e se torna incapaz de suportar os sistemas eletrônicos.

Nos carros de Formula 1 o alternador fica na parte de baixo do motor.

Na maioria dos carro de rua, quando o alternador falha, uma luz vermelha de aviso acende-se no painel e pouco depois o carro para de funcionar. Em um carro de F1 a função do alternador é constantemente monitorada. A potência e a temperatura da unidade são visíveis através da telemetria da equipe nos boxes. No caso das falhas em Valencia, as equipes já sabiam antes do safety-car entrar que as unidades estavam superaquecidas e que iriam quebrar.

AS - www.autoracing.com.br

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