Como é e quais serão as mudanças na classificação da Formula 1 2023

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023 às 14:30

 

Interlagos – São Paulo

A classificação da Formula 1 é uma parte fundamental do fim de semana da F1, pois define a ordem do grid de largada onde os carros se alinharão na pista para o GP de domingo.

Na temporada de 2023, o número de finais de semana de corridas curtas de classificação vai dobrar de três para seis, mas a classificação normal na sexta-feira continua tão importante como sempre e, com ela, o prestígio de tentar ser o piloto a fazer a volta mais rápida com carros com pouco combustível, no maior teste de ritmo absoluto de um fim de semana de corrida.

Lewis Hamilton é de longe o piloto mais bem-sucedido da Fórmula 1 em classificação, sendo o único piloto a marcar mais de 100 pole position em sua carreira – com Michael Schumacher bastante atrás com 68 poles.

É sempre uma das partes mais divertidas e emocionantes de um fim de semana de corrida, então vamos ver como funciona uma sessão de classificação na Fórmula 1.

Formato de classificação F1

Um treino oficial de classificação totaliza uma hora, composta por três sessões eliminatórias com pequenos intervalos entre elas.

Os pilotos podem definir quantas voltas cronometradas quiserem durante cada sessão e, desde que tenham iniciado uma volta rápida cruzando a linha de largada / chegada antes da bandeira quadriculada, eles podem terminar a volta em que estão.

Isso geralmente leva a voltas rápidas terminando um minuto ou mais após a bandeira quadriculada em cada sessão, mas elas contam para a sessão de classificação devido ao fato de a volta ter começado antes do tempo alocado da sessão acabar.

Q1: 18 minutos

Os cinco últimos pilotos são eliminados no final da sessão, com as posições 16-20 do grid travadas, seguidos de um intervalo de oito minutos.

Q2: 15 minutos

Os tempos dos pilotos restantes são zerados e os cinco últimos pilotos são eliminados novamente no final da sessão, com as posições 11-15 do grid travadas, seguidos de um intervalo de sete minutos.

Q3: 12 minutos

Os tempos são zerados mais uma vez e os 10 primeiros pilotos restantes recebem um novo conjunto adicional de pneus macios para permitir que eles façam uma volta rápida no Q3.

Os pilotos então procuram definir o tempo mais rápido possível na sessão final, com os tempos do Q3 definindo os 10 primeiros lugares do grid em ordem.

Como funciona a regra dos 107%?

Por exemplo, para uma volta Q1 mais rápida de 100 segundos (1:40), o piloto mais lento precisa fazer uma volta em 107 segundos (1:47), caso contrário, esse piloto exigiria autorização da FIA para correr no domingo – embora isso nem sempre seja garantido .

As exclusões mais recentes por infringir a regra de 107% ocorreram em 2012, quando Narain Karthikeyan e Pedro de la Rosa, da HRT, não foram autorizados a disputar o GP da Austrália por estabelecer tempos em 108% do tempo mais rápido do primeiro trimestre.

A regra de 107% não se aplica quando a pista é declarada molhada durante um treino oficial de classificação.

Corridas curtas de classificação: Qual é a estrutura desse tipo de corrida?

Em seis fins de semana de corrida em 2023, a estrutura será alterada para incluir a classificação ‘padrão’ na sexta-feira, antes da corrida curta (Sprint race) no sábado.

Nesses fins de semana, o treino regular de classificação ocorre normalmente na sexta-feira, em vez do tradicional horário de sábado. O resultado desse treino de classificação da sexta-feira é que forma o grid para a corrida curta de sábado.

A pole position oficial do fim de semana vai para o piloto que larga em P1 na corrida curta do sábado, porque é considerado o tempo que ele fez na classificação padrão da sexta-feira.

A corrida curta tem um terço da distância do GP de domingo e o resultado dela formará o grid para o GP normal de domingo.

Os oito primeiros colocados na Corrida Curta também marcam pontos nesses finais de semana, com oito indo para o P1, perdendo um ponto para cada posição até o P8, que recebe 1 ponto.

Os fins de semana de Corrida Curta para a Fórmula 1 em 2023 são os seguintes:

28 a 30 de abril: GP do Azerbaijão, Baku
30 de junho a 2 de julho: GP da Áustria, Spielberg
28 a 30 de julho: GP da Bélgica, Spa-Francorchamps
6 a 8 de outubro: GP do Catar, Losail
20 a 22 de outubro: GP dos Estados Unidos, Austin
3 a 5 de novembro: GP de São Paulo, Interlagos

Classificação F1: Qual é o novo formato que será testado na F1 2023?

Em duas corridas da temporada 2023, a Fórmula 1 confirmou a intenção de fazer um teste de um novo formato, no qual as sessões Q1, Q2 e Q3 permaneceriam, mas apenas alguns compostos de pneus poderão ser usados, em uma tentativa para reduzir o número de jogos de pneus que as equipes usam ao longo de um fim de semana.

Este teste implicará que os pilotos só possam usar pneus duros no Q1, pneus médios no Q2 e pneus macios no Q3, mas os GPs em que esses testes acontecerão ainda não foram confirmados.

Punições de grid

Os pilotos que carregam uma punição de grid em um fim de semana de corrida por uma infração de um fim de semana anterior, ou usando peças da UP além de suas alocações permitidas, desencadeando uma punição na classificação, podem se qualificar normalmente.

Quaisquer punições são aplicadas após o término da do treino de classificação, o que significa que o grid de largada pode às vezes diferir da ordem de classificação.

AS - www.autoracing.com.br

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