Como assistir: com seis brasileiros, 24 Horas de Le Mans largam às 11h deste sábado

sexta-feira, 14 de junho de 2024 às 14:45

24 Horas de Le Mans

Falta muito pouco para a largada de um dos momentos mais esperados de todo o calendário do esporte a motor em 2024. Logo mais, às 11h deste sábado (15 de junho), o lendário Zinedine Zidane vai dar a bandeirada que marcará o início da 92ª edição das 24 Horas de Le Mans, quarta etapa da temporada do FIA WEC, o Campeonato Mundial de Endurance da FIA. Seis brasileiros estarão no grid formado por um total de 186 pilotos e 62 carros: Felipe Nasr (Penske Porsche Motorsport), ‘Pipo” Derani e Felipe Drugovich (Whelen Cadillac Racing) representam o país na classe Hypercar, enquanto Augusto Farfus (BMW M4 do Team WRT), Daniel Serra (Ferrari 296 da equipe GR Racing) e Nicolas Costa (McLaren 720S Evo da United Autosports) vão competir na categoria GT3.

Com expectativa de reunir novamente mais de 300 mil pessoas no fim de semana do evento no Circuit de La Sarthe, as 24 Horas de Le Mans são muito importantes para o campeonato, que alcança sua primeira metade exatamente na França: enquanto as provas de seis horas distribuem 25 pontos ao vencedor nas classes Hypercar e LMGT3 e 38 para as corridas de oito horas de duração, em Le Mans o conjunto que terminar em primeiro lugar vai somar 50 tentos, trazendo mais um ingrediente entre os tantos atrativos para uma jornada histórica.

A mais famosa e emblemática corrida de resistência do automobilismo antecede o retorno do espírito de Le Mans ao Brasil. Quinta etapa da temporada do FIA WEC, a Rolex 6 Horas de São Paulo será realizada entre 12 e 14 de junho no Autódromo de Interlagos, e os ingressos já estão à venda.

Classe principal das 24 Horas de Le Mans, a Hypercar terá um grid recorde de 23 carros, um aumento significativo em relação aos 16 do ano passado, o que atesta o crescimento cada vez maior do FIA WEC com a presença de grandes marcas na competição: Alpine, BMW, Cadillac, Ferrari, Isotta Fraschini, Lamborghini, Peugeot, Porsche e Toyota. Os protótipos mais incríveis do mundo muitas vezes ultrapassam os 340 km/h durante o percurso de 13.626 metros da pista e chegam a trocar de marcha 78 vezes em uma volta.

Além de nomes consagrados e vencedores nas 24 Horas de Le Mans, como Kamui Kobayashi, Sébastien Buemi, Brendon Hartley e José María “Pechito” López, representantes da Toyota Gazoo Racing, destaque também para o trio italiano da Ferrari AF Corse que triunfou na edição centenária da prova, no ano passado: Antonio Giovinazzi, Alessandro Pier Guidi e James Calado. Entre os estreantes na Hypercar em La Sarthe, chamam a atenção os nomes do bicampeão da Indy, o espanhol Álex Palou (Cadillac Racing), o alemão Mick Schumacher (Alpine Endurance Team) e o brasileiro Felipe Drugovich, campeão da FIA Fórmula 2 em 2022 e atualmente reserva e piloto de testes da Aston Martin Aramco Formula One Team.

Em emocionante definição pela posição de honra na classe na Hyperpole, disputada na última quinta-feira, quem vai puxar a fila nas 24 Horas de Le Mans de 2024 será o Porsche 963 #6 da Porsche Penske Motorsport, que tem no seu trio o francês Kévin Estre, o alemão André Lotterer e o belga Laurens Vanthoor.

Constelação na LMGT3 — Uma das grandes novidades para 2024 no Campeonato Mundial de Endurance é a classe LMGT3, baseada nos modelos GT3 de competição, o que atraiu o interesse de muitas equipes e marcas, além de pilotos consagrados e lendas das pistas.

Entre as marcas, aceleram Aston Martin, BMW, Corvette, Ferrari, Ford, Lamborghini, Lexus, McLaren e Porsche. Além dos brasileiros Augusto Farfus, Nicolas Costa e Daniel Serra, as 24 Horas de Le Mans trazem na escalação da GT3 competidores de sólida carreira nas pistas, como o sul-africano Kelvin Van der Linde, o belga Maxime Martin, o italiano Davide Rigon, o trio das Iron Dames — equipe completamente feminina que tem como pilotos Rahel Frey, Sarah Bovy e Michelle Gatting —, além do multicampeão da MotoGP, Valentino Rossi, que estreia em La Sarthe.

Em Le Mans, a posição de honra ficou com um carro que não participa de toda a temporada do FIA WEC na GT3. Equipe convidada pela organização para disputar a prova, a Inception Racing larga na frente com o McLaren 720S LMGT3 Evo, que tem como integrantes do trio o norte-americano Brendan Iribe, o inglês Ollie Millroy e o dinamarquês Frederik Schandorff.

A tradicional LMP2 — Le Mans Prototype 2 — não faz mais parte do campeonato de forma integral, mas acelera nas 24 Horas de Le Mans e terá 16 protótipos, todos eles compostos por chassi Oreca e motor Gibson. A pole position será da equipe AO by TF, que tem nos pilotos do protótipo #14 o suíço Louis Delétraz, o britânico Alex Quinn e o norte-americano PJ Hyett.

Como largam os brasileiros — “Pipo” Derani e Felipe Drugovich compõem a tripulação do Cadillac V-Series.R da Whelen Cadillac Racing que vai abrir a prova deste fim de semana na 18ª posição, uma à frente do Porsche 963 guiado por outro brasileiro, Felipe Nasr, um dos pilotos do carro #4 da Porsche Penske Motorsport na classe Hypercar.

O carioca Nicolas Costa, um dos integrantes do trio da United Autosports a bordo do McLaren 720S, verá o carro largar em 11º na categoria GT3, enquanto a BMW M4 guiada por Augusto Farfus vai começar a mais famosa prova de resistência do mundo em 15º lugar. Depois de ter enfrentado problemas na classificação, a Ferrari 296 preta e dourada da GR Racing, que tem em Daniel Serra — duas vezes vencedor em Le Mans na antiga categoria LMGTE-Pro — fecha o grid, partindo da 23ª colocação.

Programação e transmissão — As 24 Horas de Le Mans serão exibidas ao vivo na TV por assinatura pelo canal BandSports em determinadas janelas de transmissão ao longo da prova e integralmente por meio do canal no YouTube Esporte na Band, site da Band e no aplicativo Bandplay.

FIA WEC 2024, 24 Horas de Le Mans
Grid de largada

Hypercar
1º – Kévin Estre (FRA) / André Lotterer (ALE) / Laurens Vanthoor (BEL) – Porsche 963 #6, Porsche Penske Motorsport, 3min24s634
2º – Sébastien Bourdais (FRA) / Renger Van der Zande (HOL) / Scott Dixon (NZL) – Cadillac V-Series.R #3, Cadillac Racing, 3min24s816
3º – Antonio Giovinazzi (ITA) / Alessandro Pier Guidi (ITA) / James Calado (GBR) – Ferrari 499P #51, Ferrari AF Corse, 3min25s156
4º – Antonio Fuoco (ITA) / Miguel Molina (ESP) / Nicklas Nielsen (DIN) – Ferrari 499P #50, Ferrari AF Corse, 3min25s598
5º – Paul-Loup Chatin (FRA) / Charles Milesi (FRA) / Ferdinand Habsburg (AUT) – Alpine A424 #35, Alpine Endurance Team, 3min25s713
6º – Dries Vanthoor (BEL) / Raffaele Marciello (ITA) / Marco Wittmann (ALE) – BMW M Hybrid V8 #15, BMW M Team WRT, sem tempo
7º – Earl Bamber (NZL) / Alex Lynn (GBR)/ Álex Palou (ESP) – Cadillac V-Series.R #2, Cadillac Racing, 3min24s782
8º – Will Stevens (GBR) / Norman Nato (FRA) / Callum Ilott (GBR) – Porsche 963 #12, Hertz Team JOTA, sem tempo
9º – Nicolas Lapierre (FRA) / Mick Schumacher (ALE) / Matthieu Vaxivière (FRA) – Alpine A424 #36, Alpine Endurance Team, 3min25s278
10º – Matt Campbell (AUS) / Michael Christensen (DIN) / Frédéric Makowiecki (FRA) – Porsche 963 #5, Porsche Penske Motorsport, 3min25s307
11º – Sébastien Buemi (SUI) / Brendon Hartley (NZL) / Ryo Hirakawa (JAP) – Toyota GR010 – Hybrid #8, Toyota Gazoo Racing, 3min25s446
12º – Robert Kubica (POL) / Yifei Ye (CHN) / Robert Shwartzman (ISR) – Ferrari 499P #83, AF Corse, 3min25s766
13º – Mirko Bortolotti (ITA) / Daniil Kvyat / Edoardo Mortara (ITA) – Lamborghini SC63 #63, Lamborghini Iron Lynx, 3min25s973
14º – Neel Jani (SUI) / Harry Tincknell (GBR) / Julien Andlauer (FRA) – Porsche 963 #99, Proton Competition, 3min25s992
15º – Jean-Éric Vergne (FRA)/ Mikkel Jensen (DIN) / Nico Müller (SUI) – Peugeot 9X8 #93, Peugeot TotalEnergies, 3min26s195
16º – Sheldon Van der Linde (AFS) / Robin Frijns (HOL) / René Rast (ALE) – BMW M Hybrid V8 #20, BMW M Team WRT, 3min26s223
17º – Jenson Button (GBR) / Oliver Rasmussen (DIN) / Philip Hanson (GBR) – Porsche 963 #38, Hertz Team JOTA, 3min26s290
18º – Luiz Felipe ‘Pipo’ Derani (BRA) / Jack Aitken (GBR) / Felipe Drugovich (BRA) – Cadillac V-Series.R #311, Whelen Cadillac Racing, 3min26s311
19º – Mathieu Jaminet (FRA) / Felipe Nasr (BRA) / Nick Tandy (GBR) – Porsche 963 #4, Porsche Penske Motorsport, 3min26s362
20º – Stoffel Vandoorne (BEL) / Loïc Duval (FRA) / Paul Di Resta (GBR) – Peugeot 9X9 #94, Peugeot TotalEnergies, 3min27s251
21º – Romain Grosjean (FRA) / Andrea Caldarelli (ITA) / Matteo Cairoli (ITA) – Lamborghini SC63 #19, Lamborghini Iron Lynx, 3min27s655
22º – Antonio Serravalle (CAN) / Carl Wattana Bennett (TAI) / Jean-Karl Vernay (FRA) – Isotta Fraschini Tipo6-C #11, Isotta Fraschini, 3min29s865
23º – José María López (ARG) / Kamui Kobayashi (JAP) / Nyck de Vries (HOL) – Toyota GR010 – Hybrid #7, Toyota Gazoo Racing

LMP2
1º – PJ Hyett (EUA) / Louis Delétraz (SUI) / Alex Quinn (GBR) – AO by TF #14, 3min33s217
2º – Paul Lafargue (FRA) / Job van Uitert (HOL) / Reshad de Gérus (FRA) – IDEC Sport #28, 3min33s827
3º – Rodrigo Sales (EUA) / Mathias Beche (SUI) / Scott Huffaker (EUA) – Panis Racing #65, 3min34s053
4º – Ben Keating (USA) / Filipe Albuquerque (POR) / Ben Hanley (GBR) – United Autosports USA #23, 3min34s221
5º – Oliver Jarvis (GBR) / Bijoy Garg (EUA) / Nolan Siegel (USA) – United Autosports #22, 3min34s270
6º – Lorenzo Fluxa (ESP) / Malthe Jakobsen (DIN) / Ritomo Miyata (JAP) – COOL Racing #37, 3min34s773
7º – Alexander Mattschull (ALE) / René Binder (AUT) / Laurents Horr (ALE) – DKR Engineering #33, 3min35s699
8º – Ryan Cullen (GBR) / Patrick Pilet (FRA) / Stéphane Richelmi (MCO) – Vector Sport #10, 3min35s855
9º – François Perrodo (FRA) / Bem Barnicoat (GBR) / Nicolas Varrone (ARG) – AF Corse #183, 3min34s767
10º – Fabio Scherer (SUI) / David Heinemeier Hansson (DIN) / Kyffin Simpson (BRB) – Nielsen Racing #24, 3min34s794
11º – Jakub Smiechowski (POL) / Vladislav Lomko / Clément Novalak (FRA) – Inter Europol Competition #34, 3min34s885
12º – Jonas Ried (ALE) / Macéo Capietto (FRA) / Bent Viscaal (HOL) – Proton Competition #9, 3min34s963
13º – John Falb (USA) / James Allen (AUS) / Jean-Baptiste Simmenauer (FRA) – Duqueine Team #30, 3min35s070
14º – Naveen Rao (EUA) / Matthew Bell (GBR) / Frederik Vesti (DIN) – COOL Racing #47, 3min35s360
15º – Matthias Kaiser (LIE) / Olli Caldwell (GBR) / Roman De Angelis (CAN) – Algarve Pro Racing #25, 3min35s474
16º – George Kuntz (EUA) / Colin Braun (EUA) / Nick Catsburg (HOL) – Crowdstrike Racing by APR #45, 3min39s222

GT3
1º – Brendan Iribe (USA) / Ollie Millroy (GBR) / Frederik Schandorff (DIN) – McLaren 720S LMGT3 Evo #70, Inception Racing, 3min58s120
2º – Klaus Bachler (AUT) / Joel Sturm (ALE) / Aliaksandr Malykhin (BLR) – Porsche 911 GT3 R LMGT3 #92, Manthey Pure Rxcing, 3min58s928
3º – Giacomo Petrobelli (ITA) / Larry ten Voorde (HOL) / Salih Yoluc (TUR) – Ferrari 296 LMGT3 #66, JMW Motorsport, 3min58s938
4º – Ben Barker (GBR) / Ryan Hardwick (EUA) / Zacharie Robichon (CAN) – Ford Mustang LMGT3 #77, Proton Competition, 3min59s443
5º – Ian James (EUA) / Daniel Mancinelli (ITA) / Alex Riberas (ESP) – Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #27, Heart of Racing Team, 3min59s655
6º – Marco Sørensen (DIN) / Erwan Bastard (FRA) / Clément Mateu (FRA) – Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #777, D’Station Racing, 4min02s787
7º – Daniel Juncadella (ESP) / Hiroshi Koizumi (JAP) / Sébastien Baud (FRA) – Corvette Z06 LMGT3.R #82, TF Sport, 4min03s681
8º – Matteo Cressoni (ITA) / Claudio Schiavoni (ITA) / Franck Perera (FRA) – Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #60, Iron Lynx, 4min06s495
9º – Rahel Frey (SUI) / Sarah Bovy (BEL) / Michelle Gatting (DIN) – Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #85, Iron Dames, 3min56s530
10º – Esteban Masson (FRA) / Takeshi Kimura (JAP) / Jack Hawksworth (GBR) – Lexus RC F LMGT3 #87, Akkodis ASP Team, 3min56s561
11º – Grégoire Saucy (SUI) / Nicolas Costa (BRA) / James Cottingham (GBR) – McLaren 720S LMGT3 Evo #59, United Autosports, 3min56s710
12º – Maxime Martin (BEL) / Valentino Rossi (ITA) / Ahmad Al Harthy (OMA) – BMW M4 LMGT3 #46, Team WRT, 3min56s738
13º – Davide Rigon (ITA) / Thomas Flohr (SUI) / Francesco Castellacci (ITA) – Ferrari 296 LMGT3 #54, Vista AF Corse, 3min56s780
14º – John Hartshorne (GBR) / Ben Tuck (GBR) / Christofer Mies (ALE) – Ford Mustang LMGT3 #44, Proton Competition, 3min56s836
15º – Augusto Farfus (BRA) / Sean Gelael (IDN) / Darren Leung (GBR) – BMW M4 LMGT3 #31, Team WRT, 3min57s026
16º – Richard Lietz (AUT) / Morris Schuring (HOL) / Yasser Shahin (AUS) – Porsche 911 GT3 R LMGT3 #91, Manthey EMA, 3min57s026
17º – Dennis Olsen (NOR) / Mikkel Pedersen (DIN) / Giorgio Roda (ITA) – Ford Mustang LMGT3 #88, Proton Competition, 3min57s221
18º – Charlie Eastwood (IRL) / Tom Van Rompuy (BEL) / Rui Andrade (ANG) – Corvette Z06 LMGT3.R #81, TF Sport, 3min57s296
19º – Nicolás Pino (CHI) / Marino Sato (JAP) / Hiroshi Hamaguchi (JAP) – McLaren 720S LMGT3 Evo #95, United Autosports, 3min57s313
20º – Johnny Laursen (DIN) / Conrad Laursen (DIN) / Jordan Taylor (USA) – Ferrari 296 LMGT3 #155, Spirit of Race, 3min57s349
21º – Arnold Robin (FRA) / Timur Boguslavsky / Kelvin Van der Linde (AFS) – Lexus RC F LMGT3 #78, Akkodis ASP Team, 3min57s441
22º – Alessio Rovera (ITA) / François Heriau (FRA) / Simon Mann (EUA) – Ferrari 296 LMGT3 #55, Vista AF Corse, 3min58s282
23º – Michael Wainwright (GBR) / Daniel Serra (BRA) / Riccardo Pera (ITA) – Ferrari 296 LMGT3 #86, GR Racing, sem tempo

SOBRE O CAMPEONATO MUNDIAL DE ENDURANCE (WEC) DA FIA

O WEC é o principal campeonato internacional de carros esportivos do mundo, oferecendo aos fabricantes de automóveis uma relevância real para os avanços no design de carros de produção e na tecnologia, desempenho e segurança de crossovers. Regulamentações fortes e estáveis permitem protótipos esportivos complexos, mas bonitos, com o que há de mais moderno em tecnologia híbrida, fornecedores independentes de chassis e motores competindo nos mais altos níveis, e as principais marcas de carros de luxo do mundo enfrentando-se nas pistas.

O WEC oferece às equipes, pilotos, parceiros e partes interessadas um palco único para competir nos principais circuitos de corrida em todo o mundo. Classificado ao lado das Olimpíadas, do Super Bowl e da Copa do Mundo de Futebol, a pedra angular do WEC continua sendo um dos maiores eventos esportivos do mundo, as 24 Horas de Le Mans. Disputado em oito etapas na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Oriente Médio, o campeonato reúne corridas de distâncias variadas, desde as mais curtas, com 6 horas, até a mais longa, com 24 horas.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.