Como a McLaren está batendo a Red Bull no desenvolvimento
terça-feira, 27 de agosto de 2024 às 16:47
Túnel de vento da McLaren
A McLaren fez avanços significativos para melhorar seu desempenho, principalmente com o novo túnel de vento que entrou em operação na temporada passada.
O designer chefe Rob Marshall – que veio da Red Bull – ficou impressionado com a correlação entre o que a McLaren coloca no túnel de vento e como isso se traduz em desempenho na pista.
Isso significa que a equipe pode trazer atualizações para seu carro sem o medo de que isso cause efeitos adversos, o que é o oposto do que está acontecendo na Red Bull e em outras equipes de ponta.
O diretor técnico Pierre Wache admitiu que o principal problema enfrentado pela Red Bull é que seus dados de simulação não correspondem ao que está acontecendo na pista, o que significa que eles precisam trabalhar de trás para frente para descobrir onde erraram com suas atualizações mais recentes.
Verstappen acha que eles estão lutando contra um problema que não estava presente no carro no início do ano, o que está complicando as coisas para eles tanto em seu ritmo de volta única quanto em stints longos.
Singapura será crucial na batalha pelo título da F1 2024
No ano passado, a Red Bull mostrou ritmo extremamente dominante em todas as 22 corridas da temporada, exceto uma: Singapura.
Foi lá que Carlos Sainz quebrou o recorde de Verstappen de 10 corridas consecutivas invicto e se tornou o único piloto não-Red Bull a vencer uma corrida em toda a temporada de 2023.
Marc Priestley espera que a Red Bull encontre os mesmos problemas este ano, depois que o RB20 mostrou que também sofre dos mesmos problemas – elevado à “enésima” potencia – que o RB19 nas curvas lentas.
“Se você olhar para as próximas corridas, mais algumas e iremos para Singapura. Esse é um circuito onde a Red Bull tem lutado consistentemente. Mesmo no ano passado, quando eles dominaram completamente o ano inteiro, não conseguiram encontrar o ritmo em Singapura”, disse Priestley.
“Se eles se encontrarem em P5 ou P6 com a McLaren fazendo uma dobradinha, isso muda completamente a história do campeonato.”
De fato, o carro tem saído demais de frente em curvas lentas desde o GP de Miami. Em Zandvoort a Red Bull tentou resolver esse problema no acerto, mas conseguiram piorar e a frente simplesmente não ia para dentro da curva no imput do piloto. Verstappen, que gosta de uma dianteira absolutamente direta, precisava provocar a traseira para não sair de frente em pelo menos 5 curvas da pista, o que o fez ficar ainda mais lento do que estava antes e destruir os pneus mais cedo que o esperado.
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.