Como a dupla Charles Leclerc e Carlos Sainz elevou o nível da Ferrari
terça-feira, 21 de janeiro de 2025 às 14:36
Charles Leclerc e Carlos Sainz
Carlos Sainz e Charles Leclerc lideraram a investida da Ferrari durante 4 anos por um título mundial, que acabou não acontecendo.
A Ferrari ficou a apenas 14 pontos da glória do campeonato em 2024. No entanto, Leclerc e Sainz foram a dupla mais equilibrada no grid.
Classificação, ritmo de corrida, consistência e mais — como a dupla Leclerc/Sainz quase ganhou o título para a Ferrari
Na temporada de F1 de 2024, até quatro equipes lutaram por vitórias nas corridas. Sete pilotos diferentes vencendo várias corridas ao longo do ano foi um recorde.
O domínio da Red Bull diminuiu conforme a temporada avançava, abrindo oportunidades para o resto do grid aproveitar. McLaren e Ferrari aproveitaram e lutaram pelo título até a final em Abu Dhabi.
Embora a McLaren tenha conquistado o título de construtores em 2024, o desempenho da Ferrari se destacou ao longo do ano. A Scuderia maximizou suas oportunidades, já que ambos os pilotos conquistaram pontos vitais em todos os fins de semana.
Uma olhada nos números também conta uma história familiar. Leclerc superou Sainz 14 vezes a 9 em 2024, além de superar o substituto em Jeddah, Ollie Bearman. O monegasco também detém o recorde de corrida mais favorável, terminando à frente 14 vezes contra 8.
Nenhum dos pilotos terminou no Canadá, enquanto Leclerc terminou à frente de Bearman em Jeddah. Mas um mergulho mais profundo nas estatísticas deste ano fornece outro insight valioso.
Enquanto a dupla Ferrari conquistou 22 pódios ao longo da temporada, o maior número de qualquer outra equipe, ambos os pilotos provaram ser forças consistentes.
A dupla da Scuderia terminou a duas posições um do outro em 16 dos 24 GPs de 2024. Em duas outras ocasiões, a dupla terminou a quatro posições um do outro. Isso garantiu que a equipe tivesse dois pilotos com desempenho consistente em alto nível.
Essa consistência manteve a Ferrari na disputa pelo título de construtores o ano todo. Enquanto a McLaren conseguiu emergir no topo, a campanha da Ferrari certamente não passou despercebida.
Maximizando consistentemente o equipamento: um aspecto da carreira de Leclerc e Sainz na Ferrari
A consistência tem sido importante no tempo de Leclerc e Sainz como companheiros de equipe da Ferrari. Ambos maximizaram o equipamento à sua disposição como companheiros de equipe, na grande maioria das vezes terminando próximos um do outro na pista.
Exceto nos GPs do Canadá, Áustria e Silverstone, Leclerc conseguiu marcar pontos em todas as outras corridas. Mesmo quando a Ferrari estava no meio de uma queda após as atualizações fracassadas para o GP da Espanha, Leclerc se saiu bem consistentemente, marcando pódios também.
Esse tem sido um padrão ao longo do tempo de ambos os pilotos como companheiros de equipe. Leclerc sendo capaz de maximizar consistentemente o carro rendeu vários pódios e vitórias ao longo das temporadas.
Em 2022, o piloto monegasco pontuou em todas as corridas que terminou. Exceto por dois problemas de confiabilidade e seu acidente na França, Leclerc terminou entre os seis primeiros em todos os GPs.
Ele também permaneceu uma força consistente em 2021 e 2023, ficando em segundo plano em relação a Sainz neste último, antes de uma onda no final da temporada vê-lo subir para P5 na classificação.
Quanto a Sainz, o espanhol marcou pontos consistentemente em seu tempo na Ferrari. Sainz terminou todas as corridas, exceto 14, que começou como piloto da Ferrari, destacando sua capacidade de marcar pontos em quase todos os fins de semana.
Apesar de perder o GP da Arábia Saudita devido a uma apendicectomia, Sainz conseguiu terminar em P5 na classificação. Embora seu DNF em Baku certamente tenha lhe custado um pódio, o espanhol subiu em outros 9 pódios em 2024.
Quanto a Leclerc, ele subiu em 13 pódios em 2024, em uma temporada surreal. O monegasco nunca terminou fora do top 5 quando marcou pontos, um recorde incrível em uma temporada especial para os Vermelhos.
Embora a Scuderia tenha ficado apenas 14 pontos atrás da McLaren, a consistência da dupla Sainz/Leclerc sempre manteve a Ferrari na caça pelo seu primeiro título em mais de 15 anos.
Classificação forte ajudando a causa da Ferrari
A classificação surgiu como a maior força da Ferrari. A forma em volta de classificação de Leclerc não foi nenhuma novidade, o homem da Ferrari marcou 26 poles durante seu tempo na Scuderia.
O ritmo alucinante do monegasco em uma volta o marcou como uma estrela de classificação. Ajudou a Ferrari a arrebatar grandes resultados, mesmo em dias em que o carro não se adequava totalmente às características da pista.
Embora o monegasco raramente tenha convertido pole em vitória, ele geralmente terminava no pódio ou entre os quatro primeiros. Traços disso incluem as corridas do GP do Azerbaijão em 2021 e 2023, quando Leclerc terminou no pódio apesar da Ferrari não ter batido a Red Bull no dia da corrida.
No entanto, quando ele converteu a pole em vitória, Leclerc sempre se elevou uma classe acima do resto. Se suas vitórias em Spa e Monza em 2019, ou Bahrain e Austrália em 2022 não foram evidências, sua vitória em Mônaco certamente é um excelente exemplo.
Com uma temida “maldição de Mônaco” pairando sobre ele, Leclerc bailou a Ferrari SF24 pelas ruas de Mônaco no sábado. Seu tempo de classificação de 1:10.270 só foi superado duas vezes nas ruas do Principado em mais de 70 anos.
Leclerc então manteve sua posição na corrida para finalmente conquistar a tão esperada vitória em Mônaco. Um marco importante em sua carreira em ascensão, pois tirou um peso de seus ombros.
Isso só evidencia a velocidade de Leclerc. Se a Ferrari continuar a fornecer a ele um carro capaz de lutar na frente, espere ver mais feitos como esse em 2025.
Seu parceiro de “crime”, Sainz, não foi moleza nas classificações. O próprio espanhol mostrou muita velocidade em classificação em várias ocasiões. Embora ele não tenha conseguido superar uma fera em uma volta como Leclerc, as duas poles de Sainz em 2024 destacaram sua velocidade e astúcia em uma volta.
Além disso, a diferença de Sainz para Leclerc, com base em ocasiões em que uma comparação justa pôde ser feita e convertida para um tempo de volta médio, Sainz ficou a meros 0,037s atrás de Leclerc na classificação em 2024, uma diferença ridiculamente pequena.
Realizando o impensável
No passado, a Ferrari vencer uma corrida parecia um feito enorme para comemorar. Enquanto os Vermelhos frequentemente sofriam com a falta de ritmo absoluto, decisões do muro do box sujeitas a críticas e falta de confiabilidade, Leclerc e Sainz fizeram pilotagens impensáveis.
O melhor exemplo é nada menos que a vitória de Sainz em Singapura em 2023, com o espanhol desafiando as probabilidades e usando sua inteligência de corrida para obter uma vitória muito improvável em cima de uma superdominante Red Bull.
O espanhol também obteve uma vitória especial na Austrália em 2024, apenas 16 dias após uma apendicectomia. Ele capitalizou um superaquecimento no freio da Red Bull de Verstappen para obter a vitória no dia.
Leclerc também teve algumas pilotagens especiais para a Scuderia. Sua vitória na casa da Ferrari em 2024 recebeu elogios espetaculares da Ferrari.
Em um dia em que a Ferrari não tinha ritmo para igualar as McLarens, a gestão de pneus de Leclerc garantiu que a Scuderia conquistasse duas vitórias em casa em 2024.
A impressionante recuperação de Leclerc no GP de Abu Dhabi, que encerrou a temporada, é digna de elogios. Largando em P19, enquanto a Ferrari perseguia a McLaren pelo primeiro título em 16 anos, o monegasco fez uma corrida excelente para terminar em P3, 26 segundos atrás de seu companheiro de equipe Carlos Sainz.
Mesmo que não tenha sido o suficiente para ganhar o título para a Scuderia, a tocada da dupla recebeu muitos elogios.
Agora em 2025 Leclerc tem um heptacampeão mundial como companheiro de equipe e com muita fome de conquistar seu oitavo título. Ninguém sabe como a dupla se sairá na prática até que seja provado que a Ferrari terá um equipamento rápido e consistente a ponto de disputar o título.
Mas se tiver, a batalha entre eles promete muitas emoções, isso é certo.
comente formula 1, noticias carlos sainz, noticias charles leclerc, noticias f1, scuderia ferrari
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.