Comissários explicam punição a Piastri no GP de São Paulo
domingo, 9 de novembro de 2025 às 18:10
Piastri, Antonelli e Leclerc batem no S do Senna
Os comissários do Grande Prêmio de São Paulo foram firmes ao declarar que Oscar Piastri foi o único responsável pelo acidente que acabou com a corrida de Charles Leclerc.
Logo após um período de safety car no início da prova, a ação se intensificou na relargada da sexta volta.
Naquele momento, o piloto da McLaren viu uma oportunidade e tentou aproveitar o espaço deixado pela Mercedes de Kimi Antonelli na aproximação do S do Senna em Interlagos.

Entretanto, assim que Antonelli virou o volante para contornar a curva, Piastri bloqueou os freios. Apesar da tentativa de evitar o contato, ele acabou atingindo o carro do jovem italiano.
Como resultado, Antonelli perdeu o controle e colidiu com Leclerc, o que causou danos irreversíveis na Ferrari. Dessa forma, o monegasco não teve alternativa e abandonou a corrida ainda nas voltas iniciais.
Punição dura e consequências no campeonato
Diante do incidente, os comissários aplicaram a Piastri uma penalização de 10 segundos por causar a colisão. O australiano cumpriu a punição durante uma de suas paradas nos boxes.
Mesmo assim, ele conseguiu terminar em quinto. No entanto, o resultado ampliou a diferença entre os companheiros de equipe na McLaren, deixando Piastri 24 pontos atrás do vencedor Lando Norris na luta pelo título de pilotos.
Comissários explicam a decisão com base nas diretrizes da FIA
Em documento oficial, os comissários detalharam o raciocínio por trás da punição e citaram as diretrizes de pilotagem da FIA.
“Na relargada da volta seis, o carro 81 (Piastri) tentou ultrapassar o carro 12 (Antonelli) pela parte interna da curva 1. Contudo, ele não estabeleceu a sobreposição exigida antes e no apex da curva, já que o eixo dianteiro não estava alinhado com o espelho do carro 12”.
Além disso, o texto explica que Piastri travou os freios ao tentar evitar o contato, mas não conseguiu reduzir a velocidade a tempo, o que levou à batida.
“Esse contato fez Antonelli colidir com o carro 16 (Leclerc), posicionado na parte externa. Como consequência, Leclerc foi obrigado a abandonar a prova”.
Dessa forma, o relatório conclui que Piastri foi inteiramente responsável pelo acidente.
“Uma penalização de 10 segundos e dois pontos na superlicença são apropriados e consistentes com precedentes recentes”.
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