Comentários pós treinos livres – Ferrari – GP Austrália

sexta-feira, 25 de março de 2011 às 14:01

f_massa.01Fernando Alonso, 3º colocado
Nada novo ainda, e o que mais você poderia esperar? Estas duas sessões de treino na verdade não revelaram as forças relativas reais das equipes. Nesta manhã, a Red Bull andou bem, e à tarde, foi a vez da McLaren, com nós e a Mercedes sempre perto, enquanto Williams e Renault também parecem competitivas. Há muitas equipes que podem ter uma chance de lutar pela vitória, e, portanto, é óbvio que será necessário ter um bom sábado, sem nenhum erro, se você quiser largar na primeira fila. Hoje, nós nos concentramos principalmente em analisar o comportamento dos pneus Pirelli, que parecem um pouco diferente aqui em relação ao que vimos nos testes, em parte porque o asfalto da pista tem características muito diferentes. No que diz respeito à estratégia, precisaremos ser muito flexíveis durante a corrida, porque, neste momento, sabemos muito pouco sobre os pneus para poder dizer com certeza em que volta vai ser melhor parar nos boxes. Pelo que vimos hoje, talvez possamos fazer 10 voltas com um jogo de pneus ou talvez 30. Estou feliz com o comportamento do carro: no começo, havia um pouco de saída de frente, e ainda estamos longe de ter uma aderência perfeita na frente, mas as coisas foram melhores do que esperava. Queríamos mostrar que o Japão estava no pensamento de todos nós da Ferrari e, por isso, corremos com um adesivo dedicado ao povo de um país que já trouxe muito para a Fórmula 1 e onde a nossa categoria tem uma grande torcida.

Felipe Massa, 7º colocado
Testamos muitas coisas nos dois treinos livres, dividindo o trabalho com meu companheiro, a fim de explorar diferentes formas de nos preparar para o resto do fim de semana. Eu esperava fazer um tempo mais rápido, principalmente porque os pneus macios não estavam em seu melhor momento até a quarta volta. Com os pneus duros, nas saídas mais longas, não alcançamos muito, já que houve também alguns pingos de chuva para complicar a situação. Pelo que vimos, o pneu macio tem um desgaste menor do que esperávamos, mas temos de analisar se continuará sendo o caso na corrida. Definitivamente, esta pista é menos dura para os pneus do que Barcelona, por exemplo. Neste ano, será vital estudar o comportamento dos pneus cuidadosamente, circuito a circuito. A diferença no desempenho total entre os dois tipos de pneu é muito significativa. A McLaren e a Red Bull parecem muito fortes, mas há outros carros que também podem estar nesse ritmo.

LS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.