Com recorde, Pedro Piquet faz a pole na Porsche GT3 Challenge em Interlagos

sábado, 8 de novembro de 2014 às 20:59

Pedro Piquet

A Porsche GT3 Cup Challenge realiza pela décima temporada consecutiva a preliminar do GP Brasil de F1 em Interlagos e terá à frente do grid de suas duas corridas sobrenomes que marcaram presença na maior categoria do automobilismo mundial. Ricardo Rosset larga na pole na Cup e Pedro Piquet na Challenge. Ambos se aproveitaram do novíssimo asfalto de Interlagos para estabelecer os respectivos recordes de suas classes.

Piloto mais jovem a competir na história da Porsche GT3 Cup Challenge, Piquet, 16, honrou o convite da organização com uma tomada de tempo bastante eficaz. O campeão da F3 Brasil não apenas impôs 0s7 sobre o concorrente mais próximo no grid, como ainda conseguiu poupar seus pneus para a corrida deste domingo. Ele registrou o tempo recorde de 1min38s986 e deu ao todo quatro voltas durante a classificação.

“Estou muito contente porque consegui cumprir meu plano. Fico feliz por largar novamente na pole. Se a corrida for realizada em pista seca, espero tirar vantagem com os pneus mais novos. Gostei muito do carro e estou confiante para a prova de amanhã”, afirmou o piloto do carro #5. Esta é sua primeira pole position em Interlagos, a única pista do calendário da F3 Brasil em que o brasiliense não largou na posição de honra em 2014. A prova deste domingo será também sua primeira em carros de GT e a primeira competição fora do kart com largada lançada.

Para o segundo no grid, Henrique Assunção, isso pode ser uma boa oportunidade de contornar a primeira curva na frente. “Estou acostumado com largada só lançada, nunca larguei parado. Então posso tentar levar uma vantagem ali para ter a preferencia na primeira perna do S. Vai depender do momento e de quem for mais ligeiro no acelerador”, disse o piloto do carro #75. “Mas não adianta jogar tudo na largada. A pista está maravilhosa, o evento fantástico. Vai depender de quem tiver mais ação na largada. Se eu tiver condição de disputar a posição na freada vou tentar, caso contrário tem que respeitar.”

A segunda fila da Challenge terá Otavio Mesquita ao lado de Elias Azevedo, que saiu do carro bastante satisfeito com seu desempenho. “O asfalto está bem diferente e fui me adaptando. Vamos ver no domingo. Se amanhecer chovendo preocupa um pouco”, frisou o dono do carro #21.

Fabio Alves, líder do campeonato, larga em quinto e o vice-líder, Kreis Jr. sai em décimo. A largada da Porsche GT3 Challenge está marcada para 9h15. A prova terá duração de 25 minutos mais uma volta.

Recorde também na Cup
Na Porsche GT3 Cup, Ricardo Rosset baixou ainda mais a marca recorde estabelecida no treino livre de sexta-feira. O bicampeão acelerou o carro #1 e foi o primeiro -e único- piloto da pista a fechar uma volta na casa de 1min35s.

Ao seu lado na primeira fila está o carro #88, de Eduardo Azevedo. “Acertei uma volta muito boa e foi legal. Vamos ver amanhã na largada, sair na frente desse povo é complicado: o Constantino e o Ricardo são muito constantes na corrida, mas vou fazer o possível para ao menos chegar no pódio”, afirmou o melhor do grid na classe de entrada, a Cup Sport.

Vice-líder do campeonato, o recordista em vitórias na Porsche Cup Constantino Júnior terminou a tomada com o quarto tempo, mas foi beneficiado por punição imposta a Ricardo Baptista por ultrapassar sob bandeira amarela e vai largar em terceiro. “Preferia logicamente estar na pole, mas é uma posição honrosa”, disse o competidor do carro #00. “Estou com voltas consistentes, andei bastante e aposto na regularidade: na medida em que não andei tão rápido quanto os líderes, preciso tentar manter um bom ritmo de corrida, esperar surgirem as oportunidades e então aproveitar.”

Ricardo Baptista destacou a reação do carro #27 neste sábado, depois de problemas na caixa de direção dificultarem sua vida no treino livre. “Ontem não consegui treinar com meu carro então hoje foi um dia bastante produtivo. Fui me adaptando durante a tomada e os tempos foram baixando mesmo depois da melhor volta do pneu”, observou o bicampeão. Ele foi o piloto com mais voltas na tomada, 19 no total.

O quinto colocado no grid foi o melhor representante da Cup Master no treino em Interlagos, Clemente Lunardi. “Em primeiro lugar espero juízo de todo mundo na primeira curva para ninguém ficar fora, porque é uma corrida especial e seria uma pena abandonar. Vai ser uma prova muito competitiva, pois os tempos no grid mostram todos muito juntos. A pista está mais rápida, com um grip muito maior. Vamos torcer para que não chova, que o espetáculo será maior”, afirmou o piloto do carro #7.

A prova da Porsche GT3 Cup também terá 25 minutos e mais uma volta, com largada marcada para 10h15.

Porsche GT3 Cup – Quali:
1. R. Rosset 1min35s818
2. E. Azevedo (S) 1min36s097
3. Constantino Jr 1min36s220
4. R. Baptista 1min36s235
5. C. Lunardi (M) 1min36s242
6. P. Queirolo 1min36s444
7. F. Giaffone (S) 1min36s464
8. M. Billi (M) 1min36s513
9. M. Visconde 1min36s587
10. D. Schneider (S) 1min36s679
11. R. Ometto (S) 1min36s741
12. G. Farah (S) 1min37s146
13. G. Figueiroa (M) 1min37s198
14. C. Ambrosio (S) 1min37s223
15. R. Hanashiro 1min37s255
16. B. Posses (M) 1min37s279
17. S. Ribas (M) 1min37s346
18. T. Valle (M) 1min37s412
19. A. Baptista (S) 1min37s515
20. M. Stallone (M) 1min38s146
21. P. Dempsey (S) 1min38s284
22. C. Reed (M) 1min38s337
23. C. Silveira (M) 1min39s009
(M) Cup Master
(S) Cup Sport

Porsche GT3 Challenge – Quali: 
1. P. Piquet 1min38s986
2. H. Assunção 1min39s700
3. O. Mesquita 1min39s950
4. E. Azevedo 1min40s067
5. F. Alves 1min40s227
6. T. Filho 1min40s260
7. D. Rocha 1min40s327
8. R. Toni 1min40s346
9. K. Junior 1min40s585
10. F. Sampaio 1min40s834
11. A. Fantozzi 1min40s850
12. C. Coelho 1min41s484
13. G. Oni 1min41s526
14. C. Germano 1min41s934
15. J. Gomez 1min42s099
16. M. Sarcinella 1min42s588
17. M. Basso 1min42s620
18. R. Alcaraz 1min42s867
19. R. Kastropil 1min40s362*
20. A. Silva 1min43s302
*Punido em 10 posições no grid por incidente na etapa 6

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.