Colton Herta é pole em domínio da Honda em Mid-Ohio

sábado, 1 de julho de 2023 às 17:15

Colton Herta

Colton Herta, da Andretti Autosport, largará da pole position para a corrida da Fórmula Indy em Mid-Ohio, depois que uma dramática sessão de classificação foi decidida na última volta. A largada será as 14h30 deste domingo, com transmissão da TV Cultura e da ESPN 4.

Herta completou o percurso de 13 curvas e 2.258 milhas com um melhor tempo de 1min06s3096, e largará à frente de Graham Rahal (Rahal Letterman Lanigan Racing) e Kyle Kirkwood (Andretti). O pole do ano passado, Pato O’Ward, da Arrow McLaren, saiu durante a etapa inicial, e, portanto, largará no final do grid.

O Firestone Fast Six foi dividido na estratégia de pneus, com Christian Lundgaard (RLL) estabelecendo o ritmo inicial em 1min06s7805. Herta e Alex Palou (Ganassi) pararam após a volta inicial para abandonar os pneus alternativos por primários, com Herta subindo para o segundo lugar a alguns minutos do fim.

Rahal alcançou o 1º lugar com 1min06s3528, com Palou indo para o 2º em 1min06s4166. Surpreendentemente, Kirkwood conseguiu separá-los com 1min06s3693, perdendo a pole por 0s0165.

Mas Herta não poderia ser superado, agarrando a pole em sua volta final com 1min06s3096 – arrebatando-a por 0s0432, à frente de Rahal e Kirkwood. Palou largará em quarto, à frente de Lundgaard e Scott Dixon (Ganassi).

Na segunda rodada da classificação, Herta estabeleceu o ritmo, à frente de Lundgaard, Rahal, Kirkwood, Dixon e Palou. Will Power (Penske) perdeu o corte por 0s1276 e largará em sétimo, à frente do companheiro de equipe Scott McLaughlin, Marcus Ericsson (Ganassi), Felix Rosenqvist (Arrow McLaren), Jack Harvey (Rahal) e David Malukas (Dale Coyne).

No Grupo 1, Pato O’Ward estabeleceu o ritmo inicial com 1min06s9058, mas girou e engasgou o motor, causando uma bandeira vermelha que o impediu de progredir. Ericsson foi o mais rápido, à frente do companheiro de equipe Palou.

Quem ficou de fora foi Alexander Rossi (McLaren), à frente doe Josef Newgarden (Penske), Ryan Hunter-Reay (Ed Carpenter), Hélio Castroneves (Meyer Shank), Agustin Canapino (Juncos Hollinger), Benjamin Pedersen (AJ Foyt Racing) e O’Ward. Simon Pagenaud ficou de fora após o forte acidente sofrido no TL2, onde capotou várias vezes.

Confira o grid:

POS  PILOTO EQUIPE  MOTOR
1 Colton Herta Andretti Autosport Honda
2 Graham Rahal Rahal Letterman Lanigan Racing Honda
3 Kyle Kirkwood Andretti Autosport Honda
4 Alex Palou Chip Ganassi Racing Honda
5 Christian Lundgaard Rahal Letterman Lanigan Racing Honda
6 Scott Dixon Chip Ganassi Racing Honda
7 Will Power Team Penske Chevrolet
8 Scott McLaughlin Team Penske Chevrolet
9 Marcus Ericsson Chip Ganassi Racing Honda
10 Felix Rosenqvist Arrow McLaren Chevrolet
11 Jack Harvey Rahal Letterman Lanigan Racing Honda
12 David Malukas Dale Coyne Racing Honda
13 Alexander Rossi Arrow McLaren Chevrolet
14 Romain Grosjean Andretti Autosport Honda
15 Josef Newgarden Team Penske Chevrolet
16 Rinus VeeKay Ed Carpenter Racing Chevrolet
17 Ryan Hunter-Reay Ed Carpenter Racing Chevrolet
18 Marcus Armstrong Chip Ganassi Racing Honda
19 Helio Castroneves Meyer Shank Racing Honda
20 Callum Ilott Juncos Hollinger Racing Chevrolet
21 Agustin Canapino Juncos Hollinger Racing Chevrolet
22 Sting Ray Robb Dale Coyne Racing Honda
23 Benjamin Pedersen AJ Foyt Racing Chevrolet
24 Devlin DeFrancesco Andretti Autosport Honda
25 Pato O’Ward Arrow McLaren Chevrolet
26 Santino Ferrucci AJ Foyt Racing Chevrolet
27 Simon Pagenaud Meyer Shank Racing Honda

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.