Colapinto é punido por empurrar Piastri para fora da pista

domingo, 29 de junho de 2025 às 15:16

Franco Colapinto e Oscar Piastri

Franco Colapinto recebeu cinco segundos de punição no tempo final de prova e um ponto em sua superlicença por um lance polêmico com Oscar Piastri.

O incidente aconteceu logo após Piastri sair dos boxes e se posicionar atrás de Colapinto, que tentava ultrapassar Yuki Tsunoda naquele momento.

O argentino tentou atacar Tsunoda na curva 3, mas não conseguiu completar a manobra. Na sequência, Piastri viu uma brecha e mergulhou por dentro para tentar ultrapassar.

Colapinto, no entanto, manteve seu traçado e acabou empurrando o carro da McLaren para fora da pista.

Apesar da manobra agressiva, os comissários aplicaram uma punição considerada branda. Segundo o relatório oficial, Colapinto teve a visibilidade prejudicada pela posição do carro de Tsunoda na curva – fator que atenuou a decisão.

“A equipe informou o piloto do carro 43 sobre bandeiras azuis para o carro 81”, disseram os comissários. “Ainda assim, após a saída da curva 3, o carro 43 forçou o carro 81 a sair da pista pela parte interna”.

Os comissários também destacaram que Colapinto não agiu com a intenção de bloquear ou prejudicar Piastri, o que contribuiu para a penalidade leve. Com isso, o argentino acumula seu terceiro ponto na carteira nesta temporada.

Disputa com Bearman não rende nova punição a Colapinto

Mais tarde, Colapinto voltou a protagonizar outro lance duro, desta vez contra Oliver Bearman. O piloto da Haas tentou ultrapassar por fora na curva 3, mas Colapinto não cedeu espaço e forçou o rival a sair da pista.

Diferentemente do toque com Piastri, os comissários entenderam que Colapinto agiu dentro das regras. De acordo com as Diretrizes de Padrões de Pilotagem, o piloto que defende a posição só precisa deixar espaço se o adversário colocar o eixo dianteiro à frente no ponto de tangência. Bearman não atingiu esse critério.

“O carro 87 tentou ultrapassar por fora o carro 43 na curva 3, mas seu eixo dianteiro não estava à frente do carro 43 no apex”, explicaram os comissários.

Por isso, Colapinto manteve o direito à linha ideal e não teve obrigação de abrir espaço. A FIA considerou a defesa como legítima.

Assim, o argentino escapou de uma segunda punição no mesmo Grande Prêmio e terminou o fim de semana apenas com a sanção aplicada pelo toque com Piastri.

 

LS - www.autoracing.com.br

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