Colapinto é punido e perde uma posição no grid
sábado, 17 de maio de 2025 às 15:49
Franco Colapinto
Franco Colapinto recebeu uma punição de uma posição no grid, apesar de ter batido na classificação para o GP da Emilia Romagna.
O argentino foi penalizado por quebrar o protocolo no pit lane após o violento acidente de Yuki Tsunoda.
Quando a bandeira vermelha foi acionada após o acidente de Tsunoda, Colapinto cometeu um erro ao entrar na faixa rápida do pit lane antes do horário de recomeço da classificação ser confirmado, o que lhe rendeu a punição.
O relatório dos comissários da FIA disse: “O representante da equipe declarou que deu instruções para o carro sair lentamente, mas não ser totalmente liberado”.
“O piloto entendeu mal a instrução e entrou na faixa rápida antes do horário de relargada ser oficialmente confirmado, violando as notas do diretor de prova para o evento”.
“Uma vez feito isso, era tarde demais para voltar atrás e a equipe instruiu o piloto a prosseguir no pit lane”.
Colapinto então sofreu um acidente e depois pediu desculpas à Alpine, pois estava forçando o carro ao limite e saiu da pista.
Ele disse à Sky Sports F1: “Minha primeira volta foi um pouco abaixo do limite, mas ainda foi bastante competitiva e havia muito mais por vir”.
“Então, é uma pena – um erro que custou caro. É claro, peço desculpas à equipe por terem feito um ótimo trabalho para me deixar um pouco mais confortável no carro”.
“É difícil quando é assim – primeira corrida – mas certamente voltaremos mais fortes. A equipe tem um pouco de trabalho agora durante a noite. Sinto muito por isso, mas tenho certeza que lhes daremos uma boa recompensa amanhã”.
Colapinto, que deve largar em 16º lugar, foi ao centro médico para exames antes de receber alta. Ele disse que seu erro disfarçou o progresso da equipe.
“Claro que não é o que você quer, principalmente em sua primeira classificação, mas acho que a equipe tem me apoiado bastante”.
“Gostei de trabalhar com eles e estamos caminhando na mesma direção. Estou aprendendo sobre o carro a cada volta que faço. Ainda tenho muito a aprender”.
“Tenho certeza que correr amanhã vai me ajudar a me acostumar um pouco mais com a degradação, o carro, o motor e várias outras coisas diferentes do que eu estava acostumado”.
“Sim, parece muito ruim, mas não é tanto quanto parece, considerando como tenho me adaptado ao carro. Estou feliz e bem mais confortável no banco do que ontem. É assim que me sinto”.
alpine, f1, formula 1, Franco Colapinto, GP da Emilia Romagna, noticias f1, punição
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.