Cockpits fechados agora são “inevitáveis” na Formula 1

segunda-feira, 3 de setembro de 2012 às 9:48

O diretor técnico da McLaren, Paddy Lowe, acredita que os cockpits fechados agora parecem ser inevitáveis na Fórmula 1, após o acidente na primeira volta do GP da Bélgica.

“Creio que 2014 é a intenção, pois começamos o projeto há um ano”, declarou Lowe, que está envolvido no trabalho do projeto do cockpit. “Pessoalmente, acho que é algo inevitável, porque é o grande ponto fraco na segurança que temos”.

“Você vê o acidente várias vezes e pensa ‘ele teve sorte por escapar’. Um dia, alguém não terá a mesma sorte. Ao mesmo tempo, é uma fórmula de cockpit aberto, portanto temos de proteger isso, mas deve ser tecnicamente possível de uma maneira ou de outra”.

Lowe disse que o foco inicial em uma cobertura de proteção já foi abandonado, com os testes destacando que um design tipo barra/gaiola é muito melhor. “Fizemos testes estruturais com vários impactos, como atirar rodas, e foi um sucesso”.

“Portanto, compreendemos alguns dos parâmetros em termos de ângulos que são necessários e da resistência das partes. O trabalho que está atualmente em progresso está avaliando sua visibilidade, e trabalhamos um pouco no simulador com nossa interpretação”.

“Idealmente, um piloto não quer nada no caminho, mas do mesmo modo como dirige um carro de rua, você simplesmente se acostuma, não é mesmo? Achamos que, desde que os pilares não fiquem grandes demais, é algo com o qual você pode se acostumar”.

“Então, temos alguns parâmetros em relação ao tamanho do pilar, e agora estamos buscando fazer alguma coisa com pilares daquele tamanho e com as exigências de resistência corretas”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.